Matinha, na Baixada Maranhense, foi incluída no Programa Maranhão Livre da Fome. A inclusão deu-se nesse sábado, 4 de outubro, marcada pela visita do governador Carlos Brandão e pela entrega de mais de mil cartões. A agenda associou o lançamento do programa a outras ações sociais, inaugurações e anúncio de obras em parceria. A comitiva governamental foi saudada demoradamente por populares e recebeu manifestações de apreço.
A dona de casa Lucinalva Ribeiro, uma das contempladas com o cartão, exprimiu o sentimento da população atendida: “Acabei de receber meu cartão para garantir o alimento dos meus filhos na mesa. Obrigada, Carlos Brandão!, disse, em companhia de um filho menor, que levou como testemunha do ato solidário do governador. Na solenidade, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, detalhou o funcionamento do cartão.
Ações – O governador e comitiva estiverem em Matinha durante horas. Ele presidiu a inauguração da Estação TECH, autorizou obras e serviços. Ouviu agradecimentos pela adoção da parceria como modelo de apoio às comunidades do interior, pedidos para a manutenção dele e reafirmou sua disposição de fortalecer a vida das pessoas menos favorecidas com ações sociais de relevo.
Na passagem pelo município, o governador inaugurou a Estação TECH local, autorizou serviços de pavimentação asfáltica (cinco quilômetros em vias urbanas), construção de dois portais, implantação de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água e acompanhou ações de atenção primária de saúde e atendimento oftalmológico. E entregou carrinhos do Mais Renda, programa de incentivo a pequenos empreendedores (comércio informal).
Avaliação – O governador manifestou sua satisfação em estar estendendo os benefícios do Programa Maranhão Livre da Fome a mais uma cidade maranhense, facilitando o acesso das famílias de baixa renda a este importante mecanismo de inclusão social e segurança alimentar. Esclareceu que ele vai além de simplesmente facilitar a aquisição de alimentos.
“Este é mais um dia de avanço na estratégia de desenvolvimento municipalista, representada por esta entrega de mais de mil cartões do Programa Maranhão Livre da Fome. Além de atender as pessoas em suas dificuldades de acesso à alimentação, cuidamos da saúde e capacitamos para a entrada no mercado de trabalho”, comentou o governador, referindo-se a outras ações do seu governo.
Benefícios – O prefeito Nilton Everton observou que as ações levadas a efeito pelo governador em suas vilegiaturas pelo Maranhão, na aplicação do modelo municipalista de administrar, gera mais oportunidades e têm expressivo alcance social e econômico. Enalteceu a natureza social do Maranhão Livre da Fome, permitindo às pessoas em situação de vulnerabilidade, no seu caso as que vivem em Matinha, acesso à segurança alimentar.