A trajetória secular (107 anos) de Penalva foi comemorada em 10 de agosto, mas em cenário de modernidade, visando dar conforto, segurança e mobilidade aos serviços dedicados ao bem-estar da população. A celebração, ao longo de dois dias (começou dia 9), teve a presidência do prefeito Ronildo Campos, coadjuvado pelos vice Robson Pereira e presidente da Câmara, Nonato Silveira. A comunidade participou intensamente, estimulando as autoridades a repetir o congraçamento no ano que vem e em outras datas comemorativa
Foram entregues a restauração da Praça São José (a mais profunda reforma em um século) e o Centro de Monitoramento Eletrônico operado pela Guarda Municipal. E anunciados 10 quilômetros de pavimentação asfáltica, urbanização da Beira-Rio, construção do balneário, de instalações para o Viva Cidadão, Procon e Detran, quartel de Bombeiro Militar, Centro de Referência do SAMU, reforma da Creche de Sertãozinho e implantação do Sistema de Municipalização de Trânsito, “Tudo com recursos próprios”, informou o prefeito.
Esportes – O incentivo ao esporte compareceu na grade de eventos com a abertura oficial do Campeonato Penalvense de Futebol, aberto como parte da programação no Estádio “Mariano Travassos”, inaugurado no ano passado, com instalações “que nada ficam a dever aos campos de porte médio existentes no país”, diz o secretário de Esportes, Alcenir Costa. Ele comentou que o incentivo dado pelo prefeitos aos esportes tem apresentado resultados animadores, principalmente entre a juventude.
Costa ressaltou que as representações estudantis penalvenses nas competições têm conquistado expressivo volume de medalhas. Como exemplo deu os Jogos Estudantis Penalvenses e os Jogos Esportivos Maranhenses, cujos resultados têm mostrado o acerto da política de estímulo ao setor. Referiu-se ao campeonato feminino de futebol, recentemente encerrado, que mostrou o avanço da modalidade. E falou da expressiva premiação (R$ 50 mil) que será dada as cinco melhores equipes entre as 16 que disputarão a modalidade masculina.
Atrações – No primeiro dia de celebração, 9 de agosto, o público ganhou programação exclusiva. A cantora gospel Gisele Nascimento reverenciou a data, em meio aos louvores cantados e narrados pelos pastores que das diversas denominações que atuam na região. Também neste dia aconteceu a Primeira Pedalada Penalvense, com a participação de dezenas de ciclistas. Tamanho o sucesso que os organizadores pretendem repetir a promoção em outras datas comemorativas.
Já no dia do aniversário (10), o destaque ficou para a cavalgada cultural e o show de encerramento, na Praça de Eventos, com nomes apreciados pela população, porque tradicionais em comemorações anteriores. Desta vez o público foi brindado com as apresentações de Léo Santana, Mara Pavanelly & Thaís Moreno, Ricky Farrada e Arthur Santana. Eles agradeceram a recepção e aproveitaram para parabenizar a cidade e o povo pelo aniversário. A escolha dessas atrações obedeceu ao critério de popularidade dos artistas entre a população.
Desabafo – O prefeito lamentou que insignificantes segmentos da população tenham desconsiderado as comemorações, comentando que o custo da festa reduziria recursos que seriam investidos em obras e serviços públicos. Rebateu, esclarecendo que o planejamento inteligente da sua administração trabalha com reserva técnica e planeja as atividades de acordo com a programação administrativa, “sem prejuízo das obrigações da gestão com o povo”.
Destacou que a data de aniversário da soberania municipal tem significado histórico e remete à reverência aos que lutaram pela emancipação e deram sua contribuição ao desenvolvimento da comunidade, até os avanços que são constatados hoje. E adiantou que os investimentos feitos voltam aos cofres públicos, pela circulação do dinheiro proporcionado pela movimentação do comércio – formal e informal – e dos serviços. “A lucratividade da economia municipal é segura”, afirmou.
Lideranças – As lideranças políticas e comunitárias aplaudiram a posição do prefeito. Os representantes do povo – Nonato Silveira, presidente da Câmara Municipal, e Jeanderson Oliveira (Pierre) – somaram sua manifestação à do vice-prefeito Robson Pereira. Concordaram com a colocação do prefeito e exaltaram a celebração. Referiram-se à presença popular nos eventos como testemunho do acerto da programação. “O aplauso do povo é o maior reconhecimento pela organização da festa.
Pereira, Silveira e Pierre disseram estar orgulhosos em participar de uma administração que tem as ações voltadas para o bem-estar do povo, para a inclusão social, para a pavimentação do presente, mas com os olhos dirigidos para o futuro. “Ronildo Campos veio para transformar e com uma mensagem de esperança que o fez merecedor de um segundo mandato consecutivo. Seu desempenho está modernizando a imagem desta que é a Capital e Princesa dos Lagos Maranhenses”, exaltam.