Ao longo dos primeiros 20 dias de janeiro, a população de Peri-Mirim reverenciou São Sebastião, o padroeiro do município, como tradicionalmente acontece há anos. O prefeito Heliezer de Jesus Soares (Heliezer do Povo) recepcionou peregrinos, romeiros e visitantes, que acorreram à cidade para participar dos festejos e engordar a economia do município. A festa se constitui em evento do calendário turístico-religioso local.
O padre Ivson Serejo, titular da paróquia que reúne 30 comunidades, destacou a contribuição logística do gestor municipal e do grupo de colaboradores anônimos, anualmente estimuladores da celebração. Foi a primeira vez que ele coordenou o festejo e expressou sua alegria pela manifestação de fé que observou por parte dos fieis. À ajuda do poder público atribuiu ao diálogo produtivo entre o governo municipal e a igreja.
Missa dos juízes – Como tradicionalmente acontece, o dia principal da festa – 20 de janeiro – teve a missa dos juízes e a procissão, seguida da movimentação no largo (quermesse), com atrações próprias da festa. Na procissão a presença da imagem centenária do mártir, que data de 200 anos. Ela percorreu as principais ruas e avenidas da sede, para depois ser reverenciada em missa campal, concelebrada por padres que atuam na região.
O tema escolhido para o festejo referiu-se à missão de levar o evangelho ao povo: “Somos missionários do SIM, anunciadores do Reino de Deus”. Para o reverendo, as homilias ministradas explicaram, com clareza, a responsabilidade dos que assumem o papel de anunciadores da palavra perante a comunidade. A escolha se deveu ao fato de a igreja estar vivendo as Santas Missões Populares.
Festa popular/gestão – Encerrado o ciclo religioso, a Prefeitura preparou uma programação popular, com a realização de shows. Entre as atrações a Banda Miragem, Fabrício Eletrizado (Fortaleza), grupos locais e regionais, para prestigiar os valores da terra.
Indagado sobre a administração, o prefeito comentou que pretende acelerar um conjunto de realizações, só agora possível, depois de corrigir os desmandos recebidos por herança da gestão anterior. “Mas alguns sinais de progresso já podem ser observados, graças à ajuda do ex-governador Flávio Dino e do governador reeleito Carlos Brandão, com quem esperamos continuar contando. E também dos deputados Zé Carlos do PT (federal) e Othelino Neto (estadual)”.
Mas ele revelou alguns sinais de novo tempo, como tratores para a agricultura familiar, asfaltamento no Povoado Centro dos Câmaras, bloquete na comunidade Nambu. E um conjunto de obras inacabadas que serão retomadas e concluídas, dentro do regime de parcerias com o Governo do Estado”.
FAMEM – Sobre a importância da FAMEM para as gestões municipais, Heliezer do Povo considera que a entidade ajuda os prefeitos a enfrentar os desafios e a buscar, no plano federal, a ajuda necessária à resolução dos problemas que carecem do estímulo da União e a corrigir situações criadas à revelia dos gestores municipais.
Tem as melhores referências do novo presidente, Ivo Rezende, de sua herança política (o ex-prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão), e da manifesta disposição demonstrada em seu discurso de posse na defesa dos interesses municipalistas, afinada com o pensamento do governador Brandão. Heliezer do Povo já assegurou estar em Brasília na próxima marcha dos prefeitos, marcada para março.