O governador Carlos Brandão esteve em Alto Alegre do Pindaré presidindo a entrega de empreendimentos dentro do sistema de parceria estabelecido entre o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais. Recepcionado pelo prefeito Francisco Ribeiro Filho (Fufuca), ele falou dos planos para consolidar esta experiência e promover o bem-estar dos moradores do Maranhão onde quer que se encontrem. Fufuca Filho, deputado federal, ficou retido em Brasília, para encontro como presidente Lula.
Ao referir-se à importância das realizações entregues (unidade do Procon, piscina olímpica e colégio militar), Brandão destacou a unidade do Procon, que facilitará o acesso dos residentes duma vasta região aos documentos necessários à comprovação da cidadania; eles, a partir de agora, serão emitidos no município, sem maiores dificuldades e grandes deslocamentos para os locais. A presidente do Procon Maranhão, Karen Barros, integrou a comitiva.
Compromissos – O governador revelou ser este um compromisso de campanha, como os dois outros. Brincou que, presentemente, não está devendo nada à administração municipal, dentro do sistema de parceria agora cumprido. Ao referir-se à piscina, lembrou que o calor da hora sugeria um mergulho, mas a atitude ficou apenas na intenção. E falou da possibilidade dela ser ponto de partida de campeões olímpicos e instrumento de saúde, em fisioterapia e hidro- ginástica para idosos.
Quando o assunto se deslocou para a Educação e a entrega da escola militar (da rede de unidades coordenadas pela Polícia Militar e intitulada Tiradentes), o prefeito Fufuca apresentou um estabelecimento em construção com verba federal, conseguida pelo deputado federal Fufuca Filho; e manifestou o desejo de ter cursos superiores em funcionamento no município. Sob coordenação da UEMA. O prefeito quer quatro faculdades. E a reunião com o reitor da UEMA pode acontecer logo. Tudo depende de instalação física para o funcionamento.
Estação TECH – O governador mostrou-se sensível ao apelo e ofereceu outra estrutura de capacitação: a Estação Tech, sistema de inclusão digital para a população carente destinada à formação digital para público de todas as idades. Segundo o governador, para o sistema migrariam os muitos alunos das escolas municipais, dentre elas as quatro cívico-militares, similar à escola militar Tiradentes, segundo o secretário municipal de Educação, Flávio Viana.
Brandão avançou na explicação sobre a estação; num galpão cedido pelo município instalam-se computadores e formar-se-á professores, os do quadro existente, para então capacitar os jovens, até profissionalmente, para os que não pretendam ingressar, imediatamente, na universidade. E se preparara o mercado de trabalho a partir da inclusão digital. Seriam cursos vocacionais.
Regularização fundiária – O governador informou sobre a entrega de títulos a posseiros, como parte de uma grande ação estadual de regularização fundiária que pretende operacionalizar na sua administração. Ele quer procedimentos mais rápidos para contemplar os beneficiados, pois notou que, na entrega de agora, a maioria era de idosos. “Quando as energias já estão muito comprometidas”.
Assim, acelerando o processo, diminuir-se-á o risco de alguém ser confirmado na terra quando já lhe faltarem as condições de promover seu sustento e tirar do seu pedaço de chão o rendimento correspondente.
Estrada – Ao despedir-se, o governador foi indagado sobre a estrada ligando Alto Alegre do Pindaré – Tufilândia, uma extensão de 23 quilômetros há muito esperada. Explicou que o caminho precisa de um projeto, depois de um processo de licitação para, enfim, ter sua construção iniciada. Ele acredita que em 2024 esse objetivo possa ser alcançado.
O prefeito Fufuca falou das condições naturais que o trajeto oferece (inclusive pontes aproveitáveis), o que pode diminuir os obstáculos para a abertura da rodovia. O governador ouviu com atenção e garantiu que vai acompanhar as tratativas prévias que conduzirão ao objetivo final. Fufuca fez um relato do realizado nesses 24 meses e meio de governo.
Considerações – Outros oradores – Karen Barros (Procon), Coronel Andrade (coordenador dos colégios militares), Flávio Viana (secretário municipal de Educação) – falaram, referindo-se aos temas de sua militância. Esclareceram o funcionamento dos programas sob sua responsabilidade e o andamento dos projetos que atualmente comandam.
O militar revelou que existem atualmente 19 unidades do colégio militar em funcionamento, mas a meta do governador Brandão é ter 150 estabelecimentos funcionando no mais breve tempo possível. As faculdades que o prefeito espera receber serão as de Agronomia, Veterinária, Engenharia de Pesca e Zootecnia. O secretário Flávio Viana considera que o ensino em Alto Alegre do Pindaré está num grau ótimo.