A assinatura de ordens para obras e serviços, com investimentos calculados em R$ 42 milhões; e ações sociais patrocinadas pelo Sistema S marcaram o 259° aniversário de emancipação de Pastos Bons, comemorado ao longo de 10 dias. Na data da celebração, 28 de julho, foi cumprida intensa programação, liderada pelo prefeito Enoque Mota e pela primeira-dama e secretária de Saúde, Vera Mota, com participação de todo o secretariado e da base parlamentar do governo municipal na Câmara de Vereadores.
Entre grandes realizações destacaram-se a entrega de sistemas de abastecimento de água em bairros e povoados, do Balneário “Luiz Mota” (homenagem ao pai do prefeito, na margem do Rio Balseiro) e a iluminação a led das Avenidas “Domingos Sertão” (canteiro central da BR 230) e “Alonso Félix Poncion”, que leva ao balneário.
Agenda – Estradas, lançamento de programas, reforma de prédios públicos, entrega de equipamentos, melhoramento em instalações esportivas, pavimentação de vias, serviços de cidadania e show de entretenimento completaram a agenda de eventos político-administrativos.
Por iniciativa do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e do Conselho Deliberativo do Estadual do SEBRAE Maranhão (CDE), Celso Gonçalo (conterrâneo), SESI Itinerante (Sistema S) instalou-se no município durante o aniversário. Foram oferecidas gratuitamente ações de saúde – consultas de clínica geral, pediatria, oftalmologia, odontologia, exames laboratoriais, testagem, vacinação e eletrocardiograma.
Destaque – O prefeito destacou a importância da programação, principalmente em relaçao aos sistemas de abastecimento de água. Descreveu a iniciativa como solucionadora de antigo problema de numerosas famílias da periferia com água potável, “agora solucionado em 90%”.
Enoque Mota esclareceu que tudo o que foi entregue neste aniversário são ações esperadas pelo povo para o seu conforto, bem-estar e qualidade de vida. Assim classificou as praças, as vias urbanas, o conforto e a segurança da iluminação, a pavimentação, a reforma no estádio, os prédios públicos, entre outras instalações.
Exaltação – O trabalho do gestor como fortalecimento do grupo político a que ele pertence foi realçado pelos prefeitos de Santa Rita e Bacabeira, Hilton e Fernanda Gonçalo (ambos nascidos em Pastos Bons). “Temos uma representação política forte e inédita na região, graças à atuação de Mota na condução do governo em Pastos Bons”, reconheceram os Gonçalo.
Hilton citou o papel exercido pelo deputado estadual Ariston Ribeiro, o suplente de deputado federal Doutor Gonçalo, o seu próprio como prefeito de Santa Rita e dos nomes que, originários do município, fazem política na região, como o prefeito de Sucupira do Norte, Marcony Santos. Sem esquecer o patriarca dos Gonçalo, seu pai José, iniciador da trajetória política da família – prefeito por três mandatos.
Em casa – Auxiliares de Enoque Mota celebraram o aniversário felizes por proporcionar em suas áreas de atuação benefícios esperados pela população. Assim se referiram os integrantes do governo Francisco Reinaldo (vice-prefeito), Vera Mota (Saúde), Raifran Silva (Meio Ambiente, na pasta desde 2018), Claudiana Câmara (Educação) e Jair Correia (Agricultura).
Outras vozes também manifestaram seu agrado pela atuação do governo municipal. Falaram do avanço de suas pastas graças à sensibilidade e o apoio do prefeito, sempre atento às necessidades básicas do público que lhes cabe assistir. ”As realizações são de tirar o chapéu”, arrematou Vera Mota. “E são esses benefícios que elevam a confiança do povo no gestor”, reconheceram o desembargador José Gonçalo Filho (filho da terra e do clã dos Gonçalo) e o deputado estadual Ariston Ribeiro.
Celebração sob as bênçãos de São Bento
Simultaneamente ao aniversário da emancipação, Pastos Bons orou por bênçãos e graças de São Bento, padroeiro do município, cujo festejo integra o Calendário do Turismo Religioso do Estado do Maranhão. A iniciativa do deputado Ariston Ribeiro, proposta em Projeto de Lei, foi transformada na Lei n° 11.742, de 30 de junho de 2022, pelo desembargador Paulo Veten, então governador em exercício.
Celebrado anualmente entre 19 a 28 de julho, o festejo se estende por 10 dias, com novenário, cavalgada e Missa do Vaqueiro no encerramento. Agora com espaço no calendário turístico religioso, atrai para o município número expressivo de peregrinos, de dentro e de fora do Estado.
Este ano, na comemoração sob a nova posição, já foi possível notar a crescente movimentação em torno do período. Não só de cultuadores da fé católica, como de turistas simpáticos às comemorações religiosas. “É mais um incentivo para a visitação ao nosso território”, reconhece o prefeito Enoque Mota.