“Foram oito anos de sucesso, graças à presença, ao prestígio e ao brilhantismo do público – local e visitantes – que acompanhou as temporadas juninas de nossa gestão, principalmente o “Encontro de Bois”. Assim a prefeita Linielda (do Eldo) Cunha atribuiu o êxito da festa em seu mandato e agradeceu a quem contribuiu para esse coroamento. Ela destacou o caráter patrimonial adquirido pela iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lago e a sanção pelo governador Carlos Brandão.
Para ela, os procedimentos adotados, além de reconhecer a importância da manifestação cultural do feito, valorizam o folclore local e ajudam na atração de público externo, favorecendo o turismo interno e fortalecendo a economia municipal. Ao destacar a iniciativa do deputado Lago, repetiu a manifestação do ano passado: “É uma grande honra termos tido, na nossa gestão, este reconhecimento; ganha Matinha e toda a Baixada Maranhense”.
“Pai” – O deputado Rodrigo Lago considerou-se gratificado pela inspiração do seu Projeto de Lei (transformado na Lei Estadual n° 11.966/2023, sancionada pelo governador Carlos Brandão) pela projeção do evento, pelo destaque ganho por Matinha por sua temporada junina e pelo reforço econômico que a iniciativa produz para o município. Ele é considerado “pai” do “Encontro de Bois”, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e incorporado ao Calendário Estadual de Eventos.
Nesta 47ª edição, o tema “sotaque de matraca” celebrou a iniciativa do parlamentar. O esclarecimento é do secretário municipal de Cultura, Gerlan Alves. Matraca é peça de madeira que marca o ritmo do bumba-boi durante as apresentações; são utilizadas duas no acompanhamento. Ela acredita que, depois da lei, o evento atrairá mais público externo e motivará o Governo do Estado a investir na promoção. “Já este ano podemos sentir o diferencial”, admitiu Alves, festejando o sucesso destacado pela prefeita. A data do encontro, 26 de junho, feriado municipal.