Os candidatos eleitos a prefeito, vice e vereador, em Bacabeira e Santa Rita, no Maranhão, no pleito de 6 de outubro passado, foram diplomados nesse sexta-feira, 6 de dezembro, em cerimônia pública, no Centro de Convenções de Santa Rita. O ato encerrou o processo eleitoral relativo ao pleito municipal de 2024, conforme o calendário eleitoral.
Resta a posse perante a Câmara em final de legislatura (2021-2024), para prefeito e vice (mandato de 2025-2028), e a posse dos novos vereadores, em 1° de fevereiro de 2025, com a eleição da mesa diretora da nova legislatura para as duas primeiras sessões legislativas (2025-2026). Grande público compareceu às posses, prestigiadas, entre outras autoridades, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Gonçalo.
Bacabeira – Naila Gonçalo, advogada de 30 anos, do MOBILIZA, com o vice Carlos da Pesca (Cidadania), assumirão dia 1° de janeiro de 2025, em Bacabeira. A eleita revela que continuará o mandato de Fernanda Gonçalo, que cumpriu mandato de oito anos, reeleita que foi em 2020, e deixa o cargo com alto índice de aprovação, transmitido à futura prefeita. Naila e Carlos receberam 11.067 votos (81,23% dos válidos) concorrendo pela coligação Bacabeira no Caminho Certo (PODE, MOBILIZA, PSB, AVANTE, PSDB e CIDADANIA).
Na Câmara Municipal estarão, a partir de 1° de fevereiro de 2025: Emanuel da Construforte, Arrumadinho, Pedro Moraes, (PSB), Coletivo Branco de Babú, Ruck Pires, Capitão Lucas (PSDB), Hélio da Iluminação, Ademir de Castro (MOB), Felipe Nery, Jefferson (Pode) e Branco Coelho (Avante).
Santa Rita – Em Santa Rita a Justiça Eleitoral diplomou o advogado Milton Gonçalo, e o líder Antônio Alberto (Berré) Carvalho Gonçalves como prefeito e vice eleitos. Os dois receberam 13.016 votos (58,37% dos votos válidos). Ambos do Mobiliza. Eles integraram a chapa pura da Coligação Santa Rita no Caminho Certo, constituída pelos partidos PRD, PMB, PODE, MOBILIZA e UNIÃO.
Foram diplomados os vereadores eleitos: Júnior Enfermeiro, Ivo André (PODE), Dayvison Juan, Antônio de Felipe (PRD), Jackson Fogoso, Lucas Abreu, Evandro do Hospital (MOBILIZA), Mauro Muniz (PCdoB), Márcio Rezende (Republicanos), Fredilson, Angélica da Pesca, Arlindo (União), Márcio Santana (PMB).
Reafirmação – Os futuros líderes reafirmaram os propósitos manifestados ao longo da campanha: de elevar a qualidade de vida do povo e conduzir os destinos da comunidade com ética e transparência. Com o que concordou o desembargador-presidente do TRE, acrescentando: “A diplomação é um momento de celebração, mas também de reafirmação do pacto democrático que fortalece nosso Estado e nosso País”.
Os eleitos renovaram os agradecimentos pela votação recebida, manifestaram apreço às personalidades que foram prestigiar o ato (prefeitos Fernanda Gonçalo – Bacabeira; Hilton Gonçalo – Santa Rita; Enoque Mota – Pastos Bons; e deputado Ariston Ribeiro). E concluíram. “Nosso compromisso é dar sequência a esse legado, com foco em um futuro ainda mais promissor para nossas cidades e nosso povo”.