A comunidade de Bequimão está habilitada a pertencer ao cenário da inclusão digital. Neste domingo, 5 de janeiro, entre a implantação de serviços de iniciativa estadual promovida em Bequimão, pelo governador Carlos Brandão, está a Estação Tech. A unidade promove, além da inclusão digital, oferta de aprendizado e conexão tecnológica, capacitando mão de obra para o virtual mercado de trabalho.
Integrando a comitiva do governador que visitou Bequimão para inaugurar obras e serviços e inspecionar empreendimentos em andamento, o secretário adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Saulo Lima, explicou o que faz uma unidade do gênero, programa federal que ganhou versão estadual para atender a todo o Maranhão.
Uma Estação Tech é equipada com computadores, impressoras 3D e outros equipamentos para oferecer oficinas e capacitações, com o objetivo de preparar as pessoas para o mercado de trabalho tecnológico. Hoje o Maranhão tem 20 estações – entre federais e estaduais – e o governo Brandão pretende, em sua versão estadual, instalar 150. Elas vão além da simples informática.
Agenda – Este foi um dos eventos constantes da programação de Carlos Brandão durante a passagem por Bequimão (anunciou a intenção de ir à Praia de Araoca, em Guimarães, relaxar da maratona). Na cidade, ele entregou a Praça da Família, uma unidade do Procon/Viva, e instalações físicas para o funcionamento da AGED e da AGERP; visitou obras em andamento no Hospital Municipais “Lídia Martins” e da Barragem “Maria Rita”/Rodovia, que liga Bequimão a São Bento.
Na visita à barragem e a estrada, o governador falou da importância dos dois empreendimentos para a integração regional da Baixada Maranhense, para a agricultura familiar, para a segurança do tráfego intermunicipal e para o esporte aquático. Informou que espera entregá-la em julho. Ao prefeito anunciou a autorização de uma escola militar e uma nova praça, em frente ao cemitério.
Parceria – Para o prefeito José Martins, a visita foi a reafirmação do prosseguimento da parceria estabelecida entre os dois entes – Estado e Município – desde a gestão anterior (do ex-prefeito João Martins, cujo mandato terminou em 31 de dezembro). Na oportunidade, agradeceu ao secretário Orleans Brandão pela aproximação entre os dois gestores – prefeito Martins e governador Brandão.
Sobre a barragem/rodovia, o prefeito reafirmou que a obra consolida a realização de sonho de mais de 40 anos, cujos benefícios principais são a facilitação e o encurtamento de distâncias entre comunidades da Rota dos Campos e Lagos e o desenvolvimento da atividade econômica regional, principalmente pelo fortalecimento do turismo.