A atuação dos primeiros 100 dias de governo e os anúncios de numerosos empreendimentos para ainda este ano mostram que o mandato do prefeito Nonatinho promete um novo Matões para o povo e para o território. Isto ficou constatado na celebração dos primeiros três meses do mandato, neste final de semana. A cidade respirou futurosa expectativa.
As autoridades presentes e as manifestações da população consolidaram o slogan de “cidade que cresce”, lema adotado para incrementar a esperança num governo municipal identificado com os anseios de progresso e bem-estar, alimentados pelo clima de confiança instalado desde a campanha do prefeito agora eleito.
Confiança – O ex-prefeito Ferdinando Coutinho, padrinho da candidatura, juntamente com integrantes do grupo de apoio a Nonatinho, reconhecem o acerto da escolha, tanto deles quando do eleitorado que sufragou o nome nas urnas no dia 6 de outubro do ano passado. “Neste curto período de gestão Nonatinho já disse a que veio; e vamos ter muito mais”, acreditam.
Da mesma opinião comungam a deputada estadual Cláudia Coutinho e o deputado federal Juscelino Filho, parceiros de primeira hora e confiantes no sucesso que o gestor alcançará nos próximos quatro anos. Associados à confiança do eleitorado, os parlamentares asseguram que seus mandatos estão à disposição do prefeito e do seu arrojado plano de metas.
Política – O vereador e presidente da Câmara, Thyago Morais de Brito, revela que o relacionamento entre os poderes municipais prima pelo elevado nível, o que remete para uma administração plena de realizações. Algumas delas, segundo ele, entregues nesta ocasião, são fruto desse saudável entendimento, para felicidade geral da população.
A Câmara tem 13 vereadores, dos quais dois terços constituem a base parlamentar do Poder Executivo. Os projetos até aqui chegados à Casa têm merecido especial atenção e aprovação, sempre no interesse popular. O presidente informou que uma das matérias resultou nas escolas “”João Alves de Morais” e o Ginásio Vulcanito.
100 Dias – Para celebrar o início do mandato, Nonatinho brindou a população com a entrega de uma escola em OIteiro da Cruz, a reforma da Escola “João Alves de Morais” e do Ginásio Vulcanito; o calçamento das Ruas “Mário Alves de Carvalho” e “Marechal Castelo Branco”; e a entrada em operação de sistemas de abastecimento de água nos Povoados Novo Estado e Pedreiras (Saneamento e Saúde Pública).
Para o futuro tem projetada a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) (Bairro Santa Helena e Povoado Peruca); o Centro Cultural e o Hospital Municipal (50 leitos, licitação em andamento); quadras cobertas em Mandacaru e Marajá; abertura de vicinais (Santa Luzia a Zumbi, via Bonito; e Mocambo do Ferro a Canadá, via Santo Antônio do Canabrava.
Integração – Para ainda este ano ele espera que se concretize o anúncio recente do governador Carlos Brandão, sobre a assinatura de ordem de serviço para a construção da integração da MA-040 (rodovia estadual) com a BR-226 (rodovia federal), que permitirá a ligação de Matões – Parnarama – Timon, passando pela Beira do Rio. O trecho é antiga aspiração local.
A via interligará a MA-040 (Rodovia “Napoleão Guimarães”, que homenageia o ex-prefeito de Timon), à BR-226 (rodovia federal de integração nordestina que liga Natal (RN) a Wanderlândia (TO), atravessando os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins, numa extensão de 2.164 quilômetros).