Nos 90 anos de Bequimão, Zé Martins fala de confiança e faz balanço do atual mandato

“Jamais esquecerei a confiança que o povo de Bequimão tem em nós, na nossa gestão e no nosso grupo. No meu coração só pode haver um sentimento de gratidão e, simultaneamente, de responsabilidade”. Com esse mote o prefeito Zé Martins saudou os 90 anos de emancipação política de Bequimão e a relação da família com a história do município.

O pronunciamento de 19 de junho de 2025 teve a marca da emoção, da gratidão e do compromisso com o futuro. O gestor relembrou a trajetória como administrador (teve mandatos anteriores) e destacou as principais conquistas do governo municipal no atual mandato de apenas cinco meses e meio.

Destaques – Zé Martins falou da aquisição de patrulha agrícola, pá carregadeira, ambulâncias, veículos para a Atenção Básica de Saúde e a Assistência Social e ônibus escolares. Anunciou a incorporação de tratores para a agricultura familiar e do aumento da frota a serviço da saúde pública.
Entre os informes, ressaltou a entrega, brevemente, totalmente reformado, ampliado e reaparelhado do Hospital Municipal “Lídia Martins”, agora referência na região em serviços de saúde pública. A unidade está apta à oferta de atendimentos de excelência em várias especialidades, evitando o deslocamento de pacientes para fora do território.

Infraestrutura – Também em andamento estão: a implantação de oito quilômetros de estradas vicinais interligando os povoados de Vila do Meio, Mojó e Jacioca à MA-106, “mesmo enfrentando intenso período de chuvas”; ações voltadas para lazer, educação e abastecimento de água.

Logo a comunidade ganhará o Complexo de Lazer da Estiva (“Tonho Martins”), a nova Praça 2 de Novembro; a Escola “Pedro Silva” administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar; a areninha no Mojó (ponto de partida de uma rede a ser expandida); sequência das obras de bloqueteamento na Cidade Nova e no trecho da Rua da Estiva até Bacabal; e ampliação do sistema de abastecimento de água para atender Zé Felipe, Bebedouro, Rio Baiano, Macajubal, Arequipá, Rio Grande e Beira do Campo.

Festa se estende por uma semana

O secretário Rodrigo Martins (Cultura) observou que a organização da festa dos 90 anos considerou a celebração merecer período expressivo de duração. Razão pela qual optou por uma programação de sete dias.

Antes, comentou que o sítio (município) tem sua data de ocupação fixada em 220 anos, conforme documento existente na Paróquia de Santo Antônio, a serem completados em novembro próximo. Um motivo a mais para promover atos que marcassem a efeméride.

Roteiro – Assim, a agenda iniciou em 16 de junho, com a instalação da unidade local da Defensoria Pública. Seguiram-se ações da Carreta Sorrir (serviços odontológicos), Carreta da Mulher, Feira de Artesanato, visita de Orleans Brandão para entrega de ambulância e inspeção a obras que o governo estadual apoia, atos cívicos e religiosos (culto evangélico e missa em ação de graças seguida de procissão de Corpus Christi).

Parte da programação foi dedicada a competições esportivas e culturais (abertura dos Jogos Escolares de Bequimão, final da Copa “Juca Martins”, cavalgada, gincana com premiação em dinheiro, Boi Pirilampo) e apresentações artísticas (Dj Xuxa, Pedro Guerra e banda e Bruno Shinoda).

Referindo-se à programação, que acompanhou com muita atenção, a primeira-dama Vânia Martins elogiou o trabalho da organização. Aprovou plenamente todas as ações e comentou que o roteiro superou a expectativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *