Vaquejada e festejo junino associados movimentam Presidente Sarney

Ao longo deste julho o Município de Presidente Sarney vive intensa movimentação. O atual prefeito Gilson Lima decidiu associar os festejos juninos à tradicional vaquejada em uma só temporada. O resultado foi população mobilizada e grande número de visitantes em direção à cidade.

A conjunção determinada pelo prefeito foi adotada para corrigir o declínio que os dois eventos vinham sofrendo nos últimos anos. “Com a decisão aconteceu a reabilitação, com as programações voltando a merecer a atenção popular”, festeja Lima juntamente com o secretário Biaés Azevedo (Cultura e Eventos).

Vaquejada – Coordenada por J. Castro, a vaquejada, na arena “Bom que Dói”, terminou nesse domingo, com sensacionais disputadas pela premiação de R$ 100 mil, distribuída por várias categorias. Dela participaram vaqueiros do Maranhão e outros Estados. Os locais tiveram presença expressiva e boas classificações.

Entusiasta pelo esporte, o prefeito, fazendeiro e concorrente amador, requalificou as instalações do parque e modernizou a logística da competição, oferecendo um ambiente seguro e competitivo para os concorrentes. “O resultado foi uma vaquejada de atração bem-sucedida”, comemorou o prefeito.

Manifestações – A associação mereceu elogios do ex-vereador, mas ainda líder político Adelmo Morais (quatro mandatos expressivamente votados), para quem o prefeito marcou um tento com a revitalização dos festejos, agora associados. “Ele tem visão futurista e vontade política, razão de sua aprovação popular e apoio de oito dos 11 vereadores na atual Câmara”, revela Morais.

A associação com o festejo junino e as intervenções em favor da vaquejada mereceram aplauso dos deputados Pedro Lucas Fernandes (federal) e João Batista Segundo (estadual), patrocinadores dos eventos, também apoiados pelo Governo do Estado o prefeito agradeceu ao governador).

As intervenções nas instalações do parque da vaquejada também mereceram comentários positivos do locutor de rodeios e esportes similares Vilian. Do alto de sua experiência em competições do gênero, ele comparou o parque de Presidente Sarney aos mais bem aparelhados do Brasil.

Festejo junino reúne estudantes
para promover e preservar tradição

Os estudantes de Presidente Sarney tiveram participação especial nos festejos juninos de 2025. Foram mobilizados para promover e preservar a tradição, garantindo a transmissão para as futuras gerações. Aos professores coube motivar a mocidade com o arraial reunindo a juventude estudiosa.

A secretária Lourdinete dos Santos (Educação) associou-se ao colega Biaés Azevedo (Cultura e Eventos) para promover o “Balancê da Educação” no Arraial “Raimundo Lopes” da Educação. Na arena destinada às apresentações os grupos desenvolveram o tema “Tradição que Educa”.

Descentralização – No restante da temporada, inaugurada em 5 de julho e que estendeu até esse final de semana, o Complexo Esportivo (local do arraial) recebeu brincadeiras locais e de outras origens, dentro do processo de revitalização que a comissão organizadora estabeleceu por orientação do prefeito Gilson Lima.

Antes dessa segunda fase do período junino, outros locais ganharam arraiais, em obediência à descentralização fixada pela gestão municipal, destinada a oferecer entretenimento a todas as comunidades, sem prejuízo da participação das comunidades.

 

 

 

O locutor de rodeios Vilian, de larga convivência com o meio em todo o país, elogiou o parque e a atuação do prefeito, em dotá-lo das condições nas quais concorrentes, assistentes e animais se sintam confortáveis. “Acrescente-se o cordial tratamento dispensado ao público”, enalteceu o locutor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *