Por iniciativa do presidente Aldo Brown, os municípios integrantes do Conguarás organizam equipes de futebol para jogarem entre si, com o objetivo de promover a confraternização entre as comunidades. Duas partidas já foram realizadas e o resultado empate amenizou a rivalidade.
No encontro mais recente, acontecido nesse final de semana, enfrentarem-se as seleções de Apicum-Açu e Porto Rico do Maranhão, neste município, e ficaram no 3 a 3. O jogo inaugural, há alguns dias, foi em Apicum-Açu, com resultado de 4 a 4. “Até aqui fizemos ‘jogo de cumpade’”, comenta Brown, prefeito de Porto Rico.
Retribuição – O projeto incentiva a confraternização entre as comunidades, pela saudável disputa esportiva. As seleções se visitam fortalecendo o intercambio e os laços de amizade entre as populações. “Passamos a nos conhecer melhor e, juntos, solucionarmos nossos problemas comuns”, observa Brown.
A presença de Apicum-Açu em Porto Rico do Maranhão foi em retribuição à visita do jogo anterior. O prefeito de Apicum-Açu, Jader Santos (Jadeco), ressalta que a feliz iniciativa do colega contribui para o fortalecimento da integração municipal e o cumprimento dos objetivos do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás): união entre os municípios em busca de mais recursos e promoção do desenvolvimento para região.
O quê – O Consórcio Conguarás reúne municípios do Litoral Ocidental Maranhense e está voltado para o desenvolvimento socioeconômico da região. Mais recentemente admitiu o ingresso de Peri-Mirim, quando da eleição de Aldo Brown para presidente. O Governo do Estado e a FAMEM, federação dos municípios maranhenses, dão-lhe apoio.
Integram o consórcio Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri-Mirim, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, cujos prefeitos têm assento no conselho.