A prefeita Maria Alves (Simplesmente Maria) recepcionou autoridades (entre elas o governador Carlos Brandão) no final de semana, durante o 48º Festival da Melancia, versão 2025. Durante três dias a cidade mobilizou grande público em torno do principal produto de sua cultura agrícola.
Carlos Brandão prestigiou o evento no sábado, 27, e deixou sinais de sua ação municipalista. Como a distribuição do Cartão Fome Zero, decorrente do Programa “Maranhão Livre da Fome” e a entrega de uma areninha (equipamento esportivo para promover atividades esportivas).
Legado – Mas a passagem da comitiva deixou outros legados, como o andamento de obras resultantes da parceria Estado x Município: pavimentação asfáltica de vias, reformas no hospital e no cais, abertura e conservação de vicinais, sistemas de abastecimento de água, portal da cidade e apoio à implantação de 200 colmeias para produção de mel.
Sobre a apicultura, a prefeita (que profissionalmente é da área da saúde), destacou as propriedades da produção da abelha uruçu, cujo néctar é recolhido da planta conhecida como mata-peixe (“só nós temos”), de uso aconselhado até para diabéticos.
Desafio – Na recepção em sua residência, a prefeita trocou impressões com o governador sobre semelhanças de estilo na atuação administrativa. Ambos ressaltaram a total dedicação às metas propostas quando de sua chegada aos governos (estadual e municipal).
Ela tomou como exemplo a desafiadora preparação à inesperada visita do governador ao festival e à necessidade de marcar esta passagem com a entrega da areninha. A implantação começou quando da gestão do então secretário estadual de Esportes Naldir Lopes (em 2022, hoje adjunto na Infraestrutura) e presente na inauguração, representando o secretário Aparício Bandeira. Integrando também a comitiva o adjunto da Secretaria de Governo, Júnior Viana.
Fala Brandão – Carlos Brandão celebrou o fato de poder dar brilho especial à programação do festival, com o lançamento do Programa “Maranhão Livre da Fome” e a inauguração da areninha, equipamento de inclusão para a juventude, proporcionando espaço de lazer e instrumento de descoberta de vocações atléticas.
Ele destacou entre os empreendimentos em andamento a estrutura para o aproveitamento esportivo da pororoca (nome para o fenômeno natural do encontro entre as águas da maré oceânica com um rio, semelhante ao que ocorre na Amazônia), já consignada atração turística para praticantes da atividade.
A representante do povoado Escondido brilhou na passarela e conquistou o coração do público e dos jurados.
Com 34,2% dos votos populares e a maior pontuação técnica da noite (138 pontos), Gabriele Soares levou a coroa da Rainha da Melancia 2025.