Reunião para inaugurar o endereço da líder na cidade, associada à comemoração do Dia da Criança e à celebração do 66° aniversário de emancipação do município, marcou a instalação da residência de Nubia Patrol em Graça Aranha. A “Tardezinha da Patrol”, na Rua Castro Alves (Centro), batizada como “casa da parceira” (alusão a Núbia Patrol), atraiu multidão no sábado, 11 de outubro. Lá será, inicialmente, o quartel-general do projeto de chegada ao poder de Patrol em Graça Aranha, em 2029.
A líder tomou a criança como motivação entendendo que, neste público, está depositada a esperança de futuro promissor para o município, hoje entregue à desesperança e à falta de perspectiva, na avaliação da vereadora Ana Cleide, do seu colega de parlamento José Tavares e do ex-prefeito Edivânio Pessoa. “Graça Aranha merece o melhor e nossas crianças também”, advogam os líderes.
Marco – O marco do projeto de Nubia Patrol é a “estrada do abacaxi”, ligação rodoviária de São Domingos do Maranhão a Graça Aranha (23 quilômetros), com pavimentação asfáltica em andamento. A obra, executada sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, integra o contexto de parceria estabelecido pelo governador Carlos Brandão. Ele foi sensibilizado pelos insistentes pedidos da líder, com apoio do secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. A ordem de serviço foi assinada em julho, durante o “festival do abacaxi”, em São Domingos do Maranhão.
Também produtor do fruto, Graça Aranha constituirá, com o vizinho, fronteira agrícola, inicialmente do cultivo, atualmente em vias de ganhar mercado nacional e internacional, graças a tratativas em andamento. Nubia Patrol considera que as duas cidades podem auferir, pela produção do fruto, benefícios sociais e econômicos que a cultura deve proporcionar às populações envolvidas com o plantio, cada fez mais crescente.
Eventos – O 66°aniversário de Graça Aranha, a abertura da “casa da parceira” e o Dia da Criança proporcionaram extensa programação, que se estendeu por três dias. Ao longo deles aconteceram atividades diversificadas, como competições culturais, envolvendo todos os segmentos da comunidade. Eles acorreram de todas as localidades do município. Na “casa da parceira” foi oferecido churrasco de “boi no rolete”.