Bacabeira: prefeita encerra mandato com aprovação inédita de 92%

A prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, encerrará o segundo mandato consecutivo (em 31 de dezembro) com 92% de aprovação (fato inédito no município e, talvez, em todo o Estado). Número que permitiu a folgada eleição de sua sucessora, Naila Gonçalo (81% dos votos válidos). Os feitos foram parte da celebração do 30° aniversário de emancipação do município.

Nos três dias destinados para a comemoração (entre 8 e 10 de novembro, data da soberania), a população prestou várias manifestações a Fernanda e à sucessora, a partir de 1° de janeiro de 2025. Naila foi oradora na Câmara durante a solenidade que homenageou personalidades com título de cidadania e medalhas de mérito (vide box).

Agradecimentos – Fernanda e Naila renovaram os agradecimentos pela posição de bem aprovada – no governo e nas urnas. A primeira atribuiu o resultado ao trabalho realizado ao longo de oito anos (com o incentivo do marido, Hilton Gonçalo, prefeito de Santa Rita).

Além das obras estruturantes que está entregando por conta do aniversário da cidade, ela relacionou os empreendimentos marcantes de seu governo – os hospitais da sede e de Peri de Baixo e o Centro de Convenções. E destacou o sucesso dos programas sociais de apoio à população vulnerável.

Exemplo – A prefeita eleita considerou que o governo da tia é exemplar e pode ser adotado com a certeza de atender aos anseios da população menos favorecida e dar à cidade orgulho de nela residir a qualquer dos segmentos. E renovou compromissos anunciados durante a campanha.

Naila assegurou que governará assegurando conciliar desenvolvimento e tradição, criando oportunidades para futuro promissor à mão de obra emergente, promovendo educação e saúde de qualidade. Também trabalhará com responsabilidade e transparência, ouvindo a população e seus representantes. Sobre o aniversário considerou a data como momento de reflexão acerca do que pode ser planejado para um futuro promissor a Bacabeira.

Futuro – Para o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o futuro político da prefeita Fernanda ainda depende de conversas entre os integrantes do grupo político. Ele admitiu que alguém do grupo será candidato a deputado estadual (o atual é Ariston Ribeiro), uma vaga na Câmara Federal poderá ser disputada por um coletivo e a disputa majoritária não está descartada.

Títulos e medalhas, uma tradição

Como tradicionalmente acontece, a Câmara Municipal de Bacabeira reuniu-se na sexta-feira, 8 de novembro, para homenagear personalidades com títulos de cidadania e as Medalhas “Teodoro Costa Ribeiro” e “Antônio Romualdo Barbosa Oliveira”, conforme estabelecido na Resolução 010/2024, aprovada pelos vereadores e homologada pelo presidente Lucas de Jesus Gomes Lindoso (Capitão Lucas).

Na pessoa do desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, presidente do TRE-MA, um dos novos conterrâneos, o vereador parabenizou a todos, destacando o papel que exerceram ou exercem na história do município. Entre os conterrâneos estão o advogado Adroaldo Sousa e o empresário José Carlos Salgueiro.

Prestigiaram a sessão na Câmara a prefeita Fernanda Gonçalo, com o marido Hilton Gonçalo, o prefeito eleito de Santa Rita, Milton Gonçalo Mota, a prefeita eleita de Bacabeira, Naila Gonçalo, o presidente do TRE-MA, José Gonçalo de Sousa Filho, o advogado Marcos Souza, os juízes Marcelo Oka e Francisco Ferreira de Lima, o empresário José Carlos Salgueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *