Bequimão festeja 89 anos em clima de confraternização familiar

Grande movimentação na cidade marcou os 89 anos de emancipação de Bequimão, comemorados nos dias 17, 18 e 19 de junho passados. O anfitrião João Martins, terceiro da família a comandar os destinos da comunidade, com a esposa Janice e o primo José, fizeram as honras para autoridades e populares que prestigiaram a celebração. “Foi uma grande confraternização, como soe ocorre no seio das grandes famílias”, definiu o prefeito, incluindo a comunidade.

Da programação constaram atos cívicos – desfile estudantil no primeiro dia –, religiosos (evangélicos, de iniciativa da associação de pastores), de congraçamento – cavalgada –, competições esportivas e eventos artísticos. Como atração cultural compareceu o “Estrela de Bequimão”, a mais expressiva manifestação municipal, idealizada e patrocinada pela família Martins. Como sempre, a apresentação atraiu grande público e recebeu merecidos aplausos.

Desdobramento – Na segunda-feira 17, os alunos das escolas municipais desfilaram em homenagem ao aniversário; a terça-feira 18 foi dedicada à religiosidade, por iniciativa da assembleia de pastores de todas as denominações evangélicas que são cultuadas no município, com promoção de culto e show gospel, no Ginásio da Estiva; e na quarta-feira 19, data do aniversário, houve a “Cavalgada de Santo Antônio”, concentração em frente ao prédio da prefeitura com desfile de oradores, anúncio de obras e serviços, competições esportivas e atividades físicas.

Na tarde/noite do mesmo dia a reunião foi no Estádio Vivaldão, para gaudio dos esportistas e a demonstração do apreço que a administração municipal tem pela atividade esportiva. João Martins anunciou obras de requalificação da praça esportiva, que receberá novas instalações (incluindo espaço para a imprensa acompanhar as competições). “Nossa intenção é estimular a prática esportiva e restaurar o celeiro de craques que Bequimão foi no passado”. No estádio foi disputada partida final da Recopa local, reunindo o Topa Tudo e o Vila Nova, com parte da festa.

Política – O prefeito comemorou um grande acontecimento político, ao registrar a adesão de 10 dos 11 vereadores, fruto, conforme ele, do expressivo tirocínio do ex-prefeito José Martins, líder do grupo que apoia o gestor e coordenador da pré-campanha em andamento para consolidar a candidatura de João Martins à reeleição em outubro próximo. Para o prefeito, o coordenador conduziu a articulação com inteligência, habilidade e paciência, conseguindo agregar boas intenções e ações de interesse coletivo. Recordou que estas são lições ensinadas pelo saudoso líder Juca Martins.

Pelo trabalho realizado ao longo do comando político da família Martins em Bequimão (são 12 anos), acredita o prefeito que o grupo tem as credenciais necessárias para prosseguir mantendo a confiança do eleitorado. De sua parte, reafirmou a disposição de continuar trabalhando pela elevação da qualidade de vida da população, pela manutenção dos serviços básicos em grau de excelência (contemplados com premiações nacionais) e pela posição de relevância do município, que é porta de entrada do Litoral Ocidental Maranhense, espaço pronto para ser a próxima fronteira do turismo no Maranhão.

Administração – O mentor político do grupo que comanda a administração municipal, o ex-prefeito (dois mandatos) José Martins, manifestou gratidão pela confiança popular nos Martins sempre que lhes concedeu oportunidade de entregar os destinos do município a um dos líderes da família. Ele atribui a confiança popular à dedicação com que os Martins tratam os problemas da comunidade. Por tudo, reafirmou sua gratidão ao povo e acredita que seu trabalho de coordenador será facilitado por esta confiança.

O vice-prefeito Sidney (Magal) Nogueira (ex-vice de José Martins) observou que Bequimão, onde nasceu há 48 anos, tem crescimento mais do que expressivo. Para tanto contribuiu, na sua opinião, a construção da ponte que liga o município ao Litoral Ocidental, que incrementou o comércio e o turismo regionais. Da mesma opinião comunga o vereador e presidente da Câmara, Ivaldo Oliveira. Ele ressaltou a harmonia como elemento de união entre os poderes municipais. E o líder popular Robson Cheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *