
No Carnaval de Bequimão o Blocão do Guará, idealizado pelo prefeito Zé Martins, é a atração da temporada carnavalesca pela quarta vez. O sucesso é atribuído à experiência na formação desses grupos, planejado em oportunidades anteriores e sempre atraindo expressivo número de participantes.
O Blocão do Guará desfilou em várias ocasiões nesta época até o encerramento da programação, nessa terça-feira. A cada desfile a certeza do acerto do planejamento, conforme avaliação do secretário de Cultura, Rodrigo Martins. Ele e outras personalidades não se surpreenderam com o sucesso, dada experiências anteriores.
Agenda – Cumprindo a finalidade de promover, valorizar e gerir as atividades culturais; e fomentar o turismo local, o secretário organizou programação destinada a agradar todos os públicos. Com atrações nacionais, regionais e locais, muitas apresentadas na solenidade de abertura da temporada.
Na abertura oficial da temporada o “rei” Momo, Jailson Alves, e a “rainha”, Myllena Furtado, receberam a chave da cidade em praça pública, a “Juca Martins” (ou da Alegria). Por esta passarela desfilaram todas as atrações convidadas para a temporada, como Batista Lima, velho conhecido do público local (cuja uma das músicas embala a ligação romântica do prefeito com a primeira-dama.. Antes o Tambor de Crioula manteve a tradição de mostrar-se como raiz da manifestação cultural local.
Foram atrações ao longo da temporada foram, entre outras, Aviny Vile, Thiago Melony, Bicicleta do Samba, Rick & Léo, Farra Surreal, Oz Bambaz, Franck Farra e Júnior Jonathan. Os blocos tradicionais locais foram premiados de acordo com suas performances, o que integra a política de incentivo à manutenção das produções da terra, marca registrada da gestão.
Opinião – Para os secretários Rodrigo Martins e José Orlando (Governo) a política de incentivo às manifestações culturais, com a valorização dos agentes que nela atuam consolida a tradição cultural da terra, promovendo o interesse das novas gerações em preservá-las.
Os dois destacaram o incentivo ao municipalismo governamental estadual para o setor, enaltecendo a adoção dessa política pelo governador Carlos Brandão. “De tal modo que temos motivação para despertar o interesse de quantos se interessam pelas nossas tradições”, arremata o prefeito Zé Martins.