Buriti celebra 84 anos de soberania com expressiva programação

Ao longo de três dias a população de Buriti (ex-Inácia Vaz) comemorou os 84 anos de soberania do município. Ações sociais, atos cívicos e religiosos, manifestações culturais, congraçamento e entretenimento marcaram a programação elaborada pelos organizadores, sob a supervisão do prefeito Arnaldo Cardoso e da primeira-dama Lusiane Cardoso, também secretária de Ação Social. Participaram os principais auxiliares da administração e os servidores de todos os setores administrativos, com destaque para as lideranças políticas e comunitárias.

À frente da organização atuaram os secretários municipais, que lideraram a comissão de recepção, orientando a condução dos eventos e dando boas-vindas aos convidados. Entre estes o deputados Júnior Lourenço (federal reeleito) e Florêncio Neto (estadual); este agraciado com o título de cidadania pela Câmara Municipal, que outorgou a titulação a outras personalidades, contributivas do processo de progresso e bem-estar da comunidade buritiense. O pároco da Igreja de Santana, Jerry Lima, nascido em Chapadinha, foi um dos agraciados.

Eventos – Entre as ações sociais destacou-se o Dia “D” de Imunização. A inteligência local mostrou sua produção no Festival de Poesia e na Mostra Cultural Literária. Os empreendedores apresentaram o resultado de sua criatividade no Projeto Ateliê Arte, Cultura e Agricultura. A religiosidade compareceu com a participação dos evangélicos (culto e show gospel) e católicos (missa em ação de graças dentro da festa da padroeira, Nossa Senhora de Santana). E houve queima de fogos, hasteamento de bandeiras e corte de bolo.

O prefeito lançou livro narrando a história do município. A secretária de Educação, Gabriela Chaves, apresentou a obra como registro que dará à posteridade testemunho da trajetória dos que, ao longo dos anos, construíram Buriti, desmembrado de Brejo e Coelho Neto para constituir o novo território independente. A narrativa da publicação foi encenada em praça pública por alunos das escolas da rede municipal, um dos destaques na programação do aniversário.

Parceiros – Os deputados Júnior Lourenço e Florêncio Neto prestigiaram a celebração. O primeiro disse estar em sintonia com o gestor buritiense desde 2018, quando concorreu e ganhou para deputado federal, sendo ali bem votado. “Somos aliados desde antão; ajudei-o em sua eleição para prefeito em 2020 e tenho me empenhado em oferecer a cobertura necessária à consolidação dos seus projetos. Agora reeleito, prosseguiremos juntos na caminhada, para dar a Buriti o progresso que o município merece”, assegurou o parlamentar.

O estadual Florencio Neto renovou os agradecimentos pela votação local recebida para a Assembleia Legislativa do Maranhão. Destacou a capacidade de trabalho do prefeito, o realizado nestes dois primeiros anos de mandato prefeitural, as conquistas em setores cruciais, como Educação. Confessou estar afeiçoado à cidade e a reciprocidade estava testemunhada no título que agora lhe foi concedido pela Câmara Municipal. “Antes, como parceiro; agora, como conterrâneo, nossa responsabilidade pelo apoio à cidade e ao povo aumenta”, sentenciou o parlamentar.

Manifestações – A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Naíres Freire, justificou as homenagens promovidas pelo parlamento, outorgando títulos de cidadania e personalidade, como reconhecimento da população que a Casa representa. Foram agraciados políticos, vereadores e empresários. Ele enumerou os benefícios que cada um proporcionou à cidade e ao povo. Depois, fez referências pessoais à sua presença na cidade, falando de suas raízes e do trabalho que desenvolve politicamente, na qualidade de detentora de mandato eletivo.

O prefeito referiu-se à titulação como forma de agradecimento aos que contribuem para a o desenvolvimento regional integrado e a integração do município ao conjunto dos municípios mais prósperos do Maranhão. Falou de sua simpatia pelo esporte e do papel que essa atividade representa para a manutenção dos jovens no caminho do bem e no despertar de vocações para o campo esportivo.
A primeira-dama destacou a importância de uma programação, como a elaborada, para despertar e conservar o amor de todos pela cidade. Manifestou sua gratidão e felicidade pela comemoração, pela participação popular e pela oportunidade de contribuir para esse marco histórico, tenso seu marido como prefeito. “Estamos todos de parabéns e que permaneçamos todos felizes e prontos para novas celebrações, na certeza de estarmos construindo uma nova história, pois como diz o nosso lema: ‘O futuro se constrói com amor e trabalho’”.

Ao encerrar a programação, o prefeito renovou os agradecimentos a Deus pela oportunidade de comemorar a data. Parabenizou os agraciados com os títulos de cidadania, conclamou todos à união pelo bem do município e pelo bem-estar do povo. Por fim, convidou a todos para o encerramento da programação, com a Banda Toca do Vale e Tarcísio do Acordeon, prometendo que a festa iria até a manhã de 7 de dezembro, dia seguinte do aniversário, e esperando o mesmo entusiasmo em 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *