A pré-campanha eleitoral em Barreirinhas assemelha-se a um “cabo de guerra” (atividade esportiva na qual grupos opostos disputam a liderança). No caso específico são dois contra um – o atual prefeito Amílcar Rocha aliou-se ao ex Léo Costa para enfrentar a deputada estadual e presidente da Assemblei Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale.
Os dois líderes divulgaram a “Carta dos Lençóis”, na qual assumiram o compromisso de formar a Frente Popular em Defesa de Barreirinhas e quem, até 7 de setembro, liderar as pesquisas, será o cabeça de chapa para a prefeitura; o segundo colocado o apoiará. O objetivo é combater o filho da deputada, lançado por ela como candidato, animada pela votação recebida no município em 2022.
Autênticos contra “paraquedistas” – O prefeito Amílcar Rocha, que pretende a reeleição, justifica a criação da frente pela necessidade de “unir os barreirinhenses autênticos numa cruzada contra a prepotência e a opressão de grupo político externo que está querendo tomar conta de Barreirinhas a todo custo”.
O processo utilizado pelos “estrangeiros” vai da compra de algumas lideranças inexpressivas a promessas de futuras posições políticas e negócios vantajosos, patrocinados com dinheiro público. A Frente registrará as duas candidaturas, conforme ficou acertado no 1° Encontro Barreirinhas Unida, que reuniu milhares de pessoas no Sítio Cajueiro, no Bairro Boa Fé, no domingo, 21 de julho, correligionários dos dois políticos.
Estratégia – Na convocação assinada por Rocha, os verdadeiros barreirinhenses foram assim chamados: “Ficarei feliz com sua presença nesse encontro, em defesa do nosso território e do futuro das novas gerações. Um grande abraço do amigo Amílcar Rocha”. E o povo correspondeu, comparecendo em número estratosférico, enchendo os espaços do local.
A estratégia é intensificar os contatos com as comunidades, alertando para o perigo de comprometimento das potencialidades naturais do município. O grupo invasor pretende transformar áreas de características ambientais em espaço para culturas estranhas ao cenário natural do município. Segundo Léo Costa, o povo barreirinhense é sábio, inteligente, atento; sabe quando o perigo se avizinha e o ameaça. Assim, há um sentimento de responsabilidade presidindo as ações da Frente. “Responsabilidade com o povo, com a natureza e com a história. Para derrotar Iracema e seu grupo”.
Ato de nobreza – A união das duas principais forças políticas de Barreirinhas – Amílcar Rocha e Léo Costa – contra os “invasores” foi considerada “ato de nobreza” pelo deputado estadual Fábio Macedo. Em sua avaliação, a parceria garantirá uma vitória expressiva de qualquer dos dois na eleição de 6 de outubro.
O deputado federal Márcio Jerry destacou a importância do ato político para a unidade de Barreirinhas e a defesa de suas principais potencialidades turísticas. Classificou o gesto dos dois líderes de alta significância, uma aula de política”, que coloca os interesses do município acima de vaidades e veleidades. Para ele, a reunião foi o ponto de partida para a vitória de uma candidatura verdadeiramente barreirinhense.