Pela terceira vez na gestão Fernando Cuba, Cedral recebeu benefícios do Governo do Estado. Foi neste início de semana, pelas mãos da comitiva governamental liderada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira. Com ele estavam a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Raysa Queiroz Maciel; o secretário de Segurança Pública, coronel PM Silvio Leite Mesquita; e o delegado-geral de Polícia Civil. Jair Paiva. Foram recepcionados pelo prefeito, pela primeira-dama Eliedene Cuba, pelo vice Carlos Costa (Maguila) e secretariado.
Em território cedralense inauguraram três praças – da Família, de Eventos e do Parque Ambiental –, simbolicamente o asfaltamento em Oiteiro e a entrada em operação de dois poços artesianos e acompanharam a doação de três toneladas de pescado e centenas de cestas básicas a populações carentes. Também prestigiaram a posse de novos servidores da Segurança Pública – um delegado, dois investigadores e um escrivão – que trabalharão na nova delegacia. Para futuro próximo, anunciou o bloqueteamento em Maranhão Novo.
Parceria – As realizações entregues integram o conjunto de obras e serviços constante do pacote da parceria que o Governo do Estado (primeiro Flávio Dino e, agora, Carlos Brandão) estabeleceu com as prefeituras, como forma de incentivar o desenvolvimento regional integrado e promover o progresso econômico e social das comunidades do interior. É o que chamam de política municipalista, destinada a complementar os esforços na efetivação do plano de metas das gestões municipais.
Ao abordar a importância desta política, o secretário Madeira destacou o caráter associativo que ela encerra e a oportunidade de facilitar o alcance de objetivos pretendidos pelos administradores municipais. “É a cobertura ao território maranhense onde quer que a região esteja localizada”, conceituou o secretário. A intenção é oferecer, sem distinção territorial, os instrumentos necessários ao desenvolvimento por igual, proporcionando segurança e bem-estar aos maranhenses, onde quer que eles se encontrem”.
Ambiente – Entre os equipamentos comunitários entregues está o parque ambiental, integrado ao conjunto de praças (da Família e de Eventos), com finalidade recreativa, mas com viés de saúde pública, de lazer e entretenimento. O espaço tem arborização com objetivo de estimular os cuidados com a plantas, incentiva as atividades físicas para públicos de todas as idades e se destina a comemorações públicas, de modo a proporcionar ambiente saudável de confraternização.
Polícia – A presença do secretário de Segurança Pública e do delegado-geral de Polícia Civil na comitiva justificou-se pela inauguração do prédio da Delegacia de Polícia Civil no município e a posse dos servidores que trabalharão na unidade. Cuba disse que o procedimento concretizou antiga aspiração do povo, que agora contará com um delegado, dois investigadores e um escrivão. Eles foram empossados durante a visita dos seus superiores e saudados ruidosamente pelos cedralenses.
O secretário coronel PM Leite explicou que a instalação faz jus à filosofia da pasta no Governo Brandão, que é “fazer o melhor pelo cidadão e oferecer a segurança necessária à manutenção da integridade física das pessoas”. O delegado-geral Jair Paiva complementou: “A política de segurança pública no Governo Brandão prossegue combatendo a marginalidade e oferecendo, com eficiência, os serviços próprios da pasta, facilitando o acesso da sociedade e aprimorando seus resultados”.
Praças – Raysa Queiroz Maciel, secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais, comentou sobre a importância desses espaços, idealizados pelo Governo do Estado para integrar os comunitários. Na ocasião, o prefeito pediu ajuda para a compra dos equipamentos de atividades físicas, a serem oferecidos aos usuários. A secretária contabilizou a existência de 12 parques estaduais, num projeto que tende a expandir-se. À primeira-dama Eliedene Cuba, a secretária pediu que estimule os cuidados da população na conservação dos equipamentos e estude a possibilidade de instalar uma escola no espaço.
O prefeito expressou a satisfação do povo pelos novos resultados da parceria da Municipalidade Cedralense com o Governo do Estado, Classificou a visita governamental (a terceira no seu mandato de 18 meses) como prova do prestígio que Cedral detém no Palácio dos Leões. Celebrou o fato de ser sempre bem recebido na esfera estadual, em especial quando convidado a audiência na residência do então vice e agora governador Carlos Brandão. “Carlos Brandão é meu amigo”, enfatizou.
Municipalismo – O prefeito atribuiu ao municipalismo do governo maranhense (idealizado por Dino e mantido por Brandão) a integração territorial que a geopolítica estadual apresenta. Às lideranças políticas locais presentes à recepção da comitiva governamental (destaque para o vice-prefeito de Cedral, Carlos Costa (Maguila), disse ser importante a manutenção do modelo. “Em todo o Maranhão são positivos os resultados do municipalismo adotado”, comentou Fernando Cuba.
Entre os grandes projetos resultantes da parceria, Cuba falou da ponte Bequimão – Central (sobre o Rio Pericumã), construção esperada há anos só agora concretizada. Ele convidou as lideranças da Baixada a se juntarem em favor do progresso regional, estimulando o potencial e sensibilizando os dirigentes estaduais para investimentos de porte na área. E ouviu, com expectativa, a narrativa de Madeira sobre a visão de Brandão, candidato a novo mandato governamental: “O governador Brandão é municipalista; acredita que a fusão dos governos estadual e municipais facilita a execução de obras e serviços e assegura às populações, principalmente as carentes, vantagens sociais”.
Povoado Outeiro ganhou 3 km de asfalto
A sede do município ganhou 1 km de asfalto
Bairro Maranhão Novo será todo bloquetado