Segunda-feira, 8 de abril, Coroatá comemorou 104 anos de emancipação política. As maiores lideranças da cidade, Luís Ferreira (da Amovelar) e Ricardo Murad, ex-prefeitos, celebraram unidas, depois de mais de 20 anos, o aniversário, testemunhas da demonstração de apoio ao desenvolvimento do município e pelo bem-estar da população. A união proporcionará o compartilhamento das chapas da eleição deste ano, para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, entre correligionários seus. E sob a proteção do prefeito Luís da Amovelar Filho.
A festa começou no domingo 7, com culto evangélico ministrado pelo pastor Oziel Gomes e animado pela cantora gospel Valessa Mayssa. Louvores e bênçãos foram feitos e solicitados ao Senhor Jesus para a cidade e seu povo. O prefeito Luís da Amovelar Filho destacou a importância dos eventos que refletem a fé e a cultura da cidade. No dia seguinte seguiu-se a programação com atos cívicos, reunião comemorativa pelo transcurso da data, sessão na Câmara para outorga de títulos de cidadania e entretenimento. Entre as atrações Freitas do Pedal, Garotos do Forró, Henry Freitas, Vitor Fernandes e Jotavê.
Retrospectiva/slogan – Num pronunciamento retrospectivo, o ex-prefeito Luís da Amovelar recordou a chegada em Coroatá há anos, para gerenciar o Paraíba, juntamente com o Luís, com a missão de comandar a agência do Banco da Amazônia. Lembrou o churrasco do Assis, que comemora, todos os anos, mais recentemente, este aniversário, oferecendo um boi. E a mudança de cenário urbano ao longo dos muitos aniversários festejados no Mocambo, hoje urbanizado e ocupado por grandes propriedades rurais. E exaltou a disposição do comerciante Raimundo Bezerra, proprietário de supermercado, que há mais 70 anos mantem seu estabelecimento aberto, atendendo a população.
Ao justificar a união representativa das duas famílias, agora reunidas na pré-candidatura para a Prefeitura, o orador recordou uma frase do pai da pré-candidata a vice-prefeita Tatiana, futura candidata na chapa de Aryanna da Amovelar; “Luís, nós temos que nos unir porque não podemos deixar Coroatá cair nas mãos de quem não tem compromisso”. Ele destacou a simpatia e a empatia com que as pessoas estão recebendo em suas casas, o que representa o futuro promissor do município. E lançou um slogan que poderá ser o da campanha: “Levante-se, deixa sujeira e venha para um melhor lugar; fique ao lado de Tatiana e de Aryanna da Amovelar; porque aqui está a vitória e é o povo que vai ganhar”.
Reconhecimento – O líder dedicou parte do seu pronunciamento para reconhecer a atuação administrativa do ex-prefeito Ricardo Murad, em contraponto ao atual mandatário, que sempre atentos às necessidades populares e ao bem-estar em favor dosais carentes da população. Um tempo que voltará, prognosticou.
Referindo-se ao ex-prefeito Murad, na trajetória dos muitos cargos públicos ocupados no Governo do Estado, recordou as grandes realizações em todos os setores – urbanismo, saúde, prédios públicos, áreas de lazer hospitais e demais outras áreas. E praticamente lançou o retorno de Murad à vida pública, pelo que fez e tem condições de fazer pela dinâmica da atuação. E apelou para o retorno de uma liderança local, Antônio Silva, que, segundo ele, merece o respeito de todos.
Fala prefeito – O prefeito Luís da Amovelar Filho agradeceu pelo fato de poder estar à frente do destino de Coroatá, de poder confraternizar com o povo numa data tão importante. Destacou a contribuição da família ao progresso da cidade. Ressaltou o fato de chegar aos oito anos de mandato sem mácula, com os compromissos em dia, principalmente no calendário de pagamento dos fornecedores e dos servidores públicos municipais. Disse estar feliz em prestigiar e ser prestigiado pelos irmãos coroataenses.
Filho falou com entusiasmo da assistência do Governo do Estado até aqui e no futuro próximo. Relacionou os projetos que tem para o final do mandato, em dezembro próximo, após oito anos, e da herança que já vai eixar ao seu substituto (no caso, substituta, pois acredita na vitória da chapa Aryanna-Tatiana) e revelou que já ouviu do governador Carlos Brandão a garantia de ajuda para os empreendimentos. Por fim, disse ser gratificante contar com a ajuda de uma auxiliar como Aryanna que, na chefia do gabinete da prefeitura, ajudou-o na tarefa de aproximar o povo da administração, assumindo a solução dos muitos problemas ocorridos.