Consagrada como uma das mais frequentadas celebrações religiosas do Maranhão, a festa de Sant’Ana (mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus), padroeira Coelho Neto, surpreendeu em público este ano. Recebeu cerca de 20 mil pessoas/dia ao longo dos 10 dias de festejo (16 a 25 de julho), durante a novena e as atividades de largo (entretenimento).
O prefeito Bruno Silva e o pároco Célio Roberto comemoraram em seus respectivos ambientes – o religioso e o profano. O gestor pela presença de visitantes, elevando o conceito do turismo religioso e fortalecendo a economia municipal, principalmente o segmento informal, para satisfação dos ambulantes.
Fé e entretenimento – O vigário, pela presença dos fiéis no novenário, pela manifestação de fé durante as orações, pelas contribuições que permitiram financiar o evento na parte religiosa, deixando a não religiosa a cargo da administração municipal. Que patrocinou as atrações artísticas e culturais apresentadas durante o período.
Da programação artístico-cultural participaram artistas individuais e bandas nacionais e regionais. Destaque para a valorização das manifestações populares e do agrado do público. O último dia registrou recorde de público, que foi prestigiar o show de Mari Fernandes. “Foi um encerramento com ‘chave de ouro’, coroando uma agenda das mais bem-sucedidas”, comemorou o prefeito.
Inovações/manifestações – A exemplo de outros festejos religiosos, o da padroeira de Coelho Neto teve um tema sobre o qual os fies reflexionaram: o “Dai-lhes, vós mesmos, de comer”, inspirado no da Campanha da Fraternidade, de combate à fome. Também inovou na mobilização, promovendo a integração, pela fé, das comunidades rurais e reunindo idosos e crianças em participações específicas, etapas elogiadas pelo membro do Conselho Paroquial e ex-prefeito Antônio Cruz.
Quanto ao financiamento, o padre Célio Roberto informou que, atualmente, o da parte religiosa fica a cargo dos fiéis e outros colaboradores, ficando o poder público responsável pelo patrocínio da festa popular. O vigário destacou as visitas domiciliares da imagem de Sant’Ana, aproximando mais o povo da celebração e estimulando o exercício da fé católica.
O vereador Rafael Cruz, líder do governo na Câmara, parabenizou os organizadores pelo sucesso da festa, destacou a contribuição dela para o turismo religioso, elogiou o apoio do prefeito e da classe política e ressaltou os ganhos para a economia municipal que o festejo proporciona. ”A festa superou a expectativa”, constatou o parlamentar.