A tradição e o sucesso da Vaquejada de Barreirinhas (está em sua 39ª edição) não sensibilizaram, pelo menos este ano, os órgãos de incremento ao turismo do Governo do Maranhão a apoiar o evento. O lamento é do secretário municipal de Turismo, Manoel Rodrigues, ao referir-se ao êxito da promoção, público-privada, iniciada na quarta, 24, e com encerramento marcado para este domingo, 28.
Juntamente com o coordenador da Vaquejada, Tom Fragoso, Rodrigues destacou o incremento turístico que a versão 2024 deu à competição, atraindo vaqueiros de todo o Nordeste, disputantes da excelente premiação oferecida pelos promotores, entre eles a Prefeitura Municipal. “São cinco dias cheios de atrações”, comemora o secretário.
Melhorias – O coordenador referiu-se às melhorias que a Prefeitura Municipal promoveu no espaço, ampliando as áreas destinadas ao público e aos competidores, para oferecer mais segurança e conforto aos usuários do parque. Quem vai ao local tem, agora, a opção da gratuidade; quem preferir, paga; mas o bom tratamento é destinado a todos.
Fragoso destaca que a Vaquejada de Barreirinhas, pela sua tradição, é referência entre as cidades que têm eventos do gênero. Principalmente pelas atrações intermediarias, como a missa do vaqueiro, a cavalgada após o ato religioso, eleição da “Rainha da Vaquejada”, Corrida de Mourão. Rodrigues adianta que o comprometimento da administração municipal é total, “todos trabalhando para o sucesso da festa”.
Cultura – O secretário ressalta ainda que esta é mais uma oportunidade, ao longo do ano, para a cidade mostrar seu potencial cultural, sua criatividade artística, apresentar seus esportistas do gênero e exercitar suas manifestações. “Quem nos visita conhece a intimidade de Barreirinhas”.
Entre as atrações deste ano, o público assiste a Radiola Itamaraty, Banda Xeleleu, Jackson e banda, Capoeira ILÊ, Shiley Oliveira e banda, Dança Carimbó Kerly, Dança Quadrilha Mysna, Banda Renan Soeiro, ballet, dança portuguesa, Invasores do Tapuio, Forró Nativo, Dudu Pegadão, Romim Matta e Kelvy Pablo.