A visita do governador Carlos Brandão para presidir inaugurações e anunciar a participação do Governo do Estado em várias obras e serviços foi o maior presente recebido por Itapecuru-Mirim no seu 155° aniversário de emancipação política. A comitiva governamental foi recepcionada pelo prefeito Felipe Marreca e pelas lideranças regionais.
O prefeito destacou a importância desse 21 de julho na história do município, classificando-o como um divisor de tempo – antes e depois – pelo volume de ofertas que marcou o transcurso da efeméride. Ele também participou da oferta, assinando ordem de serviço para obras de melhoria na vicinal em direção ao Povoado Felipa (“de Felipe para Felipa”).
Anúncios/inaugurações – O governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço para a construção do Mercado Municipal, de três Areninhas, de novas instalações para o Corpo de Bombeiros Militar, escolas em povoados, aeroporto, Praça da Família, Portal da Cidade, Estação Tech e sistemas de abastecimento de água.
O município ganhou uma segunda unidade do Restaurante Popular, duas Unidade de Ensino Básico (UEB) – a “Olímpio Pires Belfort” em Picos II e a “João Lisboa”; a Casa da Mulher Maranhense e a Casa da Família Rural também foram entregues durante a visita.
O secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, extraoficialmente, anunciou a manifestação favorável do governador, dentro do conceito de parceria, ao projeto de universalização (amplitude integral) do sistema de abastecimento de água e da rede esgoto, servindo a todo o município, proposto recentemente pelo prefeito.
Elogios – Sobre a atuação do prefeito pronunciaram-se o deputado federal Marreca Filho, os secretários estaduais Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), Júnior Marreca (Indústria e Comércio) e Paulo Casé (Desenvolvimento Social); e o prefeito Juscelino Marreca (Santa Luzia). Todos destacando a capacidade de trabalho demonstrada em apenas sete meses e meio de mandato.
Aos elogios associaram a expectativa de um tridimensional crescimento do município, da ampliação das políticas públicas, da elevação da qualidade de vida da população, principalmente da menos favorecida, e de positivas ações que favoreçam o desenvolvimento integrado das comunidades itapecuruenses.