A homenagem a falecida moradora do bairro Novo Astro, dando seu nome a uma praça, e a entrega de duas unidades residenciais a duas donas de casa se destacaram na comemoração dos 130 anos de emancipação político-administrativa de Coelho Neto. As autoridades e os populares celebraram a efeméride dias 30 e 31 de outubro.
O prefeito Bruno Silva fez as honras da casa, juntamente com o presidente da Câmara, vereador Júnior Santos, secretários municipais e lideranças comunitárias. Todos confirmaram que havia muito a comemorar e o ministro do Esporte, André Fufuca (deputado federal licenciado e parceiro da gestão), praticamente lançou a pré-candidatura de Bruno à reeleição.
Lançamento – Empolgado com a festa e entusiasmado com o trabalho de Bruno Silva, o deputado federal licenciado André Fufuca (chefia o Ministério do Esporte), parceiro da administração, juntamente com o deputado estadual Glalbert Cutrim, surpreendeu o prefeito, anunciando sua pré-candidatura em 2024.
Fufuca elogiou o grupo que acompanha Bruno desde a campanha em 2019, manifestou confiança no povo, disse estar certo das presenças de Flávio Dino (ministro da Justiça) e Carlos Brandão (governador do Estado) no palanque do prefeito e previu, caso saia a candidatura, uma vitória mais expressiva que a de 2020.
Fé e associação – O padre Renário vislumbrou associação entre a fé e a história da cidade, destacando a importância dessa trajetória sob as bênçãos de Sant’Ana. Garantiu que a santa está permanentemente abençoando o povo enriquecendo a sabedoria dos governantes, para o alcanço dos grandes objetivos gerais do gestor.
O presidente da Câmara, vereador Júnior Santos, ressaltou outro tipo de associação: a parceria política bem resolvida entre os poderes da administração municipal. Justificou-a pelas tratativas comuns que se iniciam entre os parlamentares e desaguam na ação dos executores, sob o comando do chefe do Executivo.
Fala Bruno – Bruno Silva reservou uma de suas falas para uma excepcional notícia: em 2024 as famílias de baixa renda locais terão a chance da casa própria, pelo restaurado Programa Minha Casa, Minha Vida; 400 unidades serão construídas no município, ação já assegurada pelo Governo Federal.
Em outras considerações, o também vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), explicou como funcional o programa das casas populares particular, que entrega duas unidades a cada quatro meses a famílias carentes. Diz que a ação nasceu após constatar o número elevado de pessoas morando em condições pouco dignas. Até final do mandato serão 15 casas entregues.
Bairro ganha nova praça e rende tributo à saudade
Entre as obras entregues pelo prefeito Bruno Silva, pelos 130 anos de Coelho Neto, uma representa manifesta saudade da comunidade do Bairro Novo Astro, onde se localiza. É a Praça “Michele Jana Lima Nunes”, cujo nome é de uma jovem moradora da comunidade, vítima de latrocínio, há dois anos.
O espaço foi revitalizado e recebeu piso de concreto, arquibancada, arborização, área de convivência. Será destinado ao lazer da comunidade do Novo Astro e redondezas. A homenagem provocou fortes e profundas lembranças na comunidade, recordando a forma trágica que levou ao seu desaparecimento.
Michele Janna Lima Nunes, 36 anos, na tarde de 31 de julho de 2021, estava na porta da casa de um vizinho quando uma dupla de criminosos, conduzindo uma motocicleta, abordou os presentes e anunciaram o assalto. Assustada, ela correu para dentro da residência. O garupa, portando uma arma de fogo, seguiu-a e efetuou um disparo, Michele foi atingida na região da nuca, não resistiu e morreu ainda no local, ela possuía um tipo de deficiência que impede o desenvolvimento do cérebro.