A sensibilidade do poder feminino submeteu o Governo do Estado em São Domingos do Maranhão e conseguiu “arrancar” dois anúncios para realizações históricas durante a recente visita do governador Carlos Brandão ao município, quando participou da abertura da 6° Festival do Abacaxi.
A primeira-dama Nubia “Patrol” Andrade teve atendida a reivindicação da pavimentação asfáltica de 23 quilômetros ligando o município ao vizinho Graça Aranha. E a filha do primeiro casal teve atendido o pedido para a construção de um novo Hospital Municipal. Ela é médica espera poder oferecer seus serviços à comunidade que seu pai governa.
Justificativas – Para Núbia “Patrol” a ligação rodoviária asfaltada, orçada em R$ 36 milhões, proporcionará o fortalecimento da produção de abacaxi na região (além de São Domingos, cidades próximas têm agricultores familiares envolvidos com a cultura, que serão beneficiados). O prefeito de Graça Aranha, Bira, presente à reunião, engrossou o coro de agradecimentos ao governador pelo anúncio.
A filha do casal Kleber-Núbia, graduada em Medicina, foi parte da pressão feminina para ouvir o anúncio da construção do hospital. Esclareceu que seu sonho profissional é aplicar seus conhecimentos em favor da população que sua família governa. Será a forma de manifestar gratidão ao muito que o povo ofereceu aos seus pais.
Mais ofertas – Mas a passagem da comitiva governamental deixou outros sinais benéficos no município. Foram entregues o Centro de Ensino “Horácio Alves de Andrade” (totalmente reformado), assinadas ordens de serviços para pavimentação de vias urbanas, implantação de uma Estação Tech e firmado acordo técnico entre a AGED e o IBAMA.
O casal prefeitural e a secretária de Assistência Social, Elizangela Queiroz, recepcionaram a comitiva governamental, liderada pelo governador e integrada, entre outros, pelos secretários Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas) e Paulo Casé (Desenvolvimento Social). Eles destacaram o avanço do município no cenário desenvolvimentista maranhense.
Abacaxi no mundo – A primeira-dama lamentou que a produção de abacaxi, nesta safra, não foi das mais animadoras. Mas, o subsecretário estadual de Agricultura mostrou animação pelos dois mil hectares plantados e pela melhoria experimentada pelos agricultores familiares envolvidos, que movimentam, atualmente, mais de R$ 90 milhões anuais.
Mas a primeira-dama revelou, discretamente, que a presença do cultivar no mundo, que já aparece timidamente, tende a crescer, com a atuação de empresa contratada para a certificação do produto. Essa providência, entende, garantirá mercado externo para o fruto e definitiva contribuição da produção a economia do Maranhã e da região. A 6ª edição do festival será encerrada neste domingo, 27 de julho.