Os povoados de Centro Novo do Maranhão, pelo menos os mais numerosamente habitados e polo das comunidades menores, recebem temporada carnavalesca exclusiva, igualando as oportunidades da folia. Essa é a ordem da “Corte de Momo” levada a sério pelas autoridades do setor cultural do município, cuja programação se estende a todo o território.
O prefeito Junior Garimpeiro (Joedson dos Santos) determinou todo o apoio logístico às localidades programadas para receber as atrações contratadas, informou o secretário municipal de Cultura, Igualdade Racial e Povos Indígenas, Renato Melo. Ele acrescentou que a programação descentralizada oferece a mesma oportunidade para as comunidades urbana e rural. Em Limão, Chega Tudo e Cipoeiro.
Roteiro – Na abertura da temporada, na sede, na quinta-feira 8, uma multidão acompanhou o trio elétrico Tubarão, parte da Banda Reprise, da concentração até a Praça “José de Alencar”. No veículo estavam a Banda da Cultura, Gil Rony, Bala de Prata, Tarcísio do Acordeão e Jandi Almeida. A animação varou a madrugada. E mais os artistas da terra, prestigiados em toda a programação.
Depois de breve interrupção, dia 9, a folia foi retomada, dia 10, agora no Povoado Limão, cujos moradores foram brindados com a mesma estrutura oferecida na sede. O destaque aí foi o encontro dos Blocos Cantores da Terra, Sim Super Bros, Bento Nunes, Clayton Rodrigues, Tony Mendes, Robson, Rony Gil e Top Som.
No domingo, 11, a festa alcançou Chega Tudo, com palco armado em frente à Escola Pequeno Príncipe, onde às atrações anunciadas foram acrescentadas Lydia Sá, Rony Clebson (do Arrocha), Bebeto Vaqueiro, Demétrio, Robson, Reginaldo Lemos, Antônio Mendes e Jandi Almeida.
Na segunda e na terça, dias 12 e 13, a movimentação voltará à Praça “José de Alencar”, com encontro de blocos, cantores da terra, Banda da Cultura, competição de blocos com mais integrantes recebendo premiação. O encerramento se dará com as carretinhas da cidade e os serviços de som que prestam serviços à comunidade: Coroca, Bala de Prata, Francisco Produções, Carlos Divulgações, Carretinha Marcos, Gil, Hilton Ferraz e Valdecir.
Exaltação – O vice-prefeito Moab Carrias exaltou a disposição do prefeito em estimular a tradição carnavalesca da terra, apoiando os produtores culturais e incentivando a população a participar da folia, promovendo o entretenimento como política pública de lazer. Louvou a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Igualdade Racial e Povos Indígenas pela programação elaborada.
Ele considerou o evento de qualidade superior, como todas as reuniões festivas realizadas neste mandato, prova da dedicação com que o gestor cuida das coisas que representam a identidade de Centro Novo do Maranhão. E pronunciou um São João mais animado ainda, com o carinho que o pessoal da secretaria responsável pelas manifestações culturais cuida do assunto. Ele destacou o apoio do Governo do Estado.
Num breve intervalo de sua movimentação, o prefeito Junior Garimpeiro revelou sua surpresa com a presença do público nos locais da folia. Para ele, a presença e a movimentação do público, logo no primeiro dia, eram o retrato da felicidade, a certeza de que o estímulo da administração teve resposta positiva. Ele anteviu o mesmo sucesso nos povoados onde a programação seria desenvolvida até o final da temporada carnavalesca 2024.