PSDB e UNIÃO BRASIL comandam em Centro Novo do Maranhão

Nas eleições de 2024, em Centro Novo do Maranhão, dois partidos atrairão a preferência dos eleitores – o da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o União Brasil. Eles estarão unidos em torno do nome do prefeito Joedson dos Santos (Junior Garimpeiro), candidato à reeleição, e compartilharão a chapa dos candidatos a vereador. Garimpeiro se filiou esta semana ao PSDB.

O PSDB fez recentemente campanha de filiação, em ato político que atraiu praticamente toda a população do município. A popularidade do prefeito e seus frequentes índices de aprovação trouxeram à sede lideranças comunitárias dos povoados mais distantes e lideranças indígenas da tribo Ka’apor instaladas na região do Alto Turiaçu.

Presenças – Lideranças políticas de cidades vizinhas prestigiaram o ato político, que teve a presença do presidente regional do PSDB e secretário-chefe da Casa Civil do Governo, o médico Sebastião Madeira. Ele levou a mensagem municipalista do governador Carlos Brandão, reafirmou o compromisso da parceria do governo estadual com os municípios e recebeu reivindicações dirigidas aos Leões.

Uma comitiva indígena da Tribo Ka’apor, instalada no município, encaminhou pedidos de construção de escolas nas aldeias, de pontes sobre rios, de vicinais de integração e assistência sanitária. Madeira pediu os assentamentos para levá-los ao conhecimento das autoridades e encaminhar a realização. Destacou que a prioridade serão as escolas e anunciou uma futura universidade para a comunidade indígena.

Manifestações – A comunidade política se surpreendeu com a presença do público. A presidente da Câmara, Laudirene Rodrigues, atribuiu o fato ao atendimento que o prefeito dá às reivindicações populares, diretas ou por intermédio dos vereadores. Saudou a união dos partidos e anteviu uma eleição cujos resultados serão o progresso e o bem-estar da população.

“Teremos uma reeleição grandiosa para Garimpeiro, prêmio ao trabalho que ele realiza. Estou feliz por integrar este grupo político, agora fortalecido com a chegada do União Brasil”, celebrou o vice-prefeito Moab Carrias. Para ele, o reconhecimento ao trabalho do prefeito é de justiça e o compartilhamento da chapa dos candidatos a vereador fortalecerá as duas agremiações e dará maior representatividade ao povo. O ex-prefeito Arnóbio dos Santos anunciou a volta ao PSDB, onde já esteve e cumpriu dois mandatos. Ao manifestar incondicional apoio ao Garimpeiro, reafirmou a crença que a reeleição do “parceiro Garimpeiro está garantida”.

O presidente municipal do União Brasil justificou a ausência do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que viria para iniciar a campanha de filiação, mas ficou retido em Brasília por compromissos políticos. Mas garantiu que virá brevemente. Teixeira aproveitou para propagar o nome do filho Mazinho, vereador segundo mais votado no pleito de 2020, líder de Garimpeiro na Câmara e candidato à reeleição. Ele está em Centro Novo do Maranhão desde 1982, onde teve uma vitoriosa trajetória política.

Reivindicações – Garimpeiro aproveitou a festa para pequena prestação de contas. Revelou que dos empreendimentos constantes de seu plano de metas, apenas dois ainda não foram alcançados: a ponte no Chega Tudo e a sala de parto no Hospital Municipal. Não disse, mas pareceu insinuar a contribuição da parceria do Governo do Estado para realizá-los.

As lideranças indígenas, pela palavra do cacique Karlos, da Aldeia Sítio Novo, da Tribo Ka’apor, aproveitaram a presença do secretário-chefe da Casa Civil para reivindicar construção e reconstrução de escolas e outras obras nas cinco aldeias instaladas no município. Madeira documentação detalhada dos pedidos e assegurou levá-los às autoridades afeitas aos assuntos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *