Restabelecida após dois anos de interrupção, em razão da pandemia, a Regata de Cedral, desde o ano passado, retomou sua movimentação plena. Nesses 6 e 7 de setembro a localidade de Outeiro teve sua praia ocupada por milhares de adeptos dos esportes náuticos. Na opinião geral, a 38ª competição superou a expectativa.
O prefeito Fernando Cuba, com os secretários Jaisson Lima Melo (Pesca) e Branco Melo (Cultura e Turismo), recepcionou visitantes e locais, apresentando-lhes, orgulhosamente, o potencial turístico do município. Nascido como uma brincadeira, há 45 anos, por iniciativa do professor Demerval Santos, o evento, hoje, está no calendário de eventos municipais e tem visibilidade mundial.
No mar – A programação associou o evento náutico ao concurso “garoto e garota regata” e às atrações artísticas. Torcidas foram organizadas para acompanhar a disputa entre velejadores de barcos e catamarãs, de olho na premiação em dinheiro, “que este ano se aproximou dos R$50 mil”, informou o secretário da Pesca.
No final da competição destacaram-se campeões Jorge Souza (canoa grande), Jesonias Silva (canoa média) e Werbert Santos (canoa pequena); entre os catamarãs destacou-se Araí, conduzindo Poseidon. As embarcações lançaram-se ao mar, cumpriram o roteiro estabelecido e tiveram sua condução avaliada por uma rigorosa comissão julgadora.
Garotos – No início da tarde, um desfile mostrou os “Quilombos de Cedral”. Seguiu-se o desfile dos candidatos a garoto e garota regata 2023. Em ambos os gêneros a presença de candidatos foi bastante concorrida, também de olho na premiação. E na oportunidade de ganharem visibilidade.
A comissão julgadora, responsável pela avaliação dos candidatos, selecionou três de cada gênero, por ordem de classificação: Daniel Castro (1° – garoto regata 2023), Valdemir (2°) e Francisco Carlos (3°) ficaram entre os garotos. Entre as garotas foram selecionadas Thlylane (1° – garota regata 2023), Sheyla Beatriz (2°) e Jamyle (3°).
Atuaram na comissão julgadora Rodrinayfison Show (narrador e locutor), Joyce Moura (contadora), Edson Pereira (engenheiro mecânico), Ana Cristina Guimarães (psicopedagoga) e Kailane Nunes (jornalista).
Manifestações – O empresário Júnior Passinho, cedralense de nascimento, mas morando fora do município, foi acompanhar a regata. Parabenizou o prefeito pela retomada da tradição (interrompida pela pandemia), celebrou o reencontro com parentes e amigos e reafirmou sua disposição de disputar a prefeitura da Raposa (Ilha de São Luís), onde está estabelecido empresarialmente, na eleição de 2024.
Outras manifestações de regozijo pelo sucesso da festa vieram de parte do presidente da Câmara, vereador Maurício Reis, e do vereador Jefferson Fraga (Nininho), representante de Outeiro no Parlamento Municipal. Para ele, a regata contribui para divulgar as belezas naturais do povoado, incluindo a praia.