
Em cumprimento à parceria que marca a gestão estadual, o governador Carlos Brandão esteve em São João Batista, dando sequência à ação municipalista, com a implementação de programas de assistência social e de saúde. Foram anunciadas autorizações de projetos de saneamento, infraestrutura, inclusão tecnológica, mobilidade, entretenimento e de incentivo ao empreendedorismo informal. Consultas oftalmológicas e atendimentos de atenção primária de saúde integraram a movimentação.
O destaque da visita foi a entrega de mais de 800 cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, iniciativa que visa a segurança alimentar para famílias em situação vulnerável. Ao receberem o benefício, as chefes de família (as mulheres são maioria no comando do lar) confessaram a satisfação que é poder suprir a alimentação regular dos familiares.
Ações – Na sequência, houve assinatura de ordens de serviço para quatro quilômetros de pavimentação asfáltica, adesão ao Programa Mutirão Rua Nova, para perfuração de poços do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, implantação da Estação Tech, construção de portais e entrega de carrinhos do Mais Renda e Minha Renda.
Brandão lembrou, ainda, que o município receberá Areninha (área para a prática esportiva), Praça da Família e será um dos beneficiários com a com o conjunto rodoviário constituído pela Estrada Santana e da Travessia da Baixada, que interligará cidades localizadas entre Anajatuba e São João Batista, reduzindo em três horas a viagem até a região.
Reações – O prefeito Mecinho exaltou a iniciativa do governador em relação aos municípios, principalmente os da Baixada Maranhense, até então carentes de investimentos proporcionadores de melhoria de qualidade de vida das populações, principalmente a de pequeno poder aquisitivo e de aproveitamento racional de suas riquezas.
Mecinho cognominou Brandão de “governador baixadeiro”, designação aprovada pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. Este considerou que o olhar inédito do governador para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios remete para o equilíbrio do progresso das comunidades do interior.
Orleans Brandão ressaltou a atenção que o governador tem dado à região, com obras como a Estrada Santana e a Travessia da Baixada. Chamou ainda a atenção para os mais de 800 cartões do Maranhão Livre da Fome, ação de profundo alcance social, cujo caráter solidário demonstra o desejo de ver todos os maranhenses vivendo uma vida digna.

