Ao comemorar 103 anos de soberania, o Município de Timbiras, pelas suas principais autoridades, homenageou personalidades que, ao longo de sua história recente, contribuíram para o estágio de desenvolvimento que atingiu e criaram condições para melhorar a qualidade de vida de sua população. A Câmara outorgou títulos de cidadania e o governo municipal concedeu a Medalha “Victoriano Abdalla”, a mais alta comenda da gestão municipal.
O prefeito Doutor Borba e o vereador-presidente Manoel Batista conduziram sessão solene na Câmara para a entrega das honrarias. E destacaram os motivos que os levaram a prestigiar as personalidades outorga de títulos de cidadania e a concessão da principal comenda. Timbiras está a 316 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão.
Legitimidade – O prefeito fez profissão de fé como filho da terra, destacando a importância de quem nasceu no rincão e conhece, com intimidade, os problemas da terra e do povo, tendo facilitada a missão de construir uma nova cidade. Exaltou o fato de ter saído da terra natal, estudado fora (concluiu três graduações), mas preferiu aplicar o que aprendeu em benefício dos conterrâneos.
Assim, considerou estar legitimamente habilitado a governar e a convocar conterrâneos para a reconstrução da cidade que encontrou sem perspectivas e com a confiança no futuro abalada. Ele destacou que os membros da equipe que convocou para ajudá-lo são pessoas que cresceram com ele e estão identificados com os problemas da terra.
Novo cenário – Entre os resgates ele destaca a confiança do povo no sistema de saúde, hoje com 14 médicos (encontrou três quando assumiu) e a ampliação do atendimento no Hospital Regional; a mudança de conceito da Educação, com a reforma e ampliação dos prédios, o equipamento das escolas, a oferta de livros para motivar a leitura pelos alunos, a capacitação dos professores entre outros procedimentos.
No plano econômico, considera que o pagamento em dia dos servidores e dos fornecedores ajuda na circulação da riqueza e na confiança dos empreendedores. Cenário fortalecido pela melhoria das vicinais em direção às zonas produtoras, a circulação da produção, o incentivo aos produtores, o tratamento dado aos logradouros públicos ruas e avenidas (valorizando os imóveis aí localizados).
Os imóveis estão sendo regularizados, nas zonas urbana e rural, pelo programa de legitimação da propriedade, cuja legislação está em estudo na Câmara Municipal, depois de demorada pesquisa nas legislações federal e estadual. O que dará segurança a quem ocupa espaço no município, assegurando-lhe o direito. Também a cultura está prestigiada.
Municipalismo – Recém-chegado de Brasília, onde participou da XXIV Marcha em Defesa dos Municípios, o prefeito destacou a experiência vivida no Maranhão, pelo municipalismo adota pelo governador Carlos Brandão, estimulando a parceria que permite aos dois entes trabalhar projetos de grande envergadura e proporcionar grandes benefícios a comunidades carentes.
No caso de Timbiras o prefeito ressalta a transferência da administração do Hospital Regional para o município, com a manutenção do apoio estadual para um atendimento eficiente à comunidade do entorno de Timbiras. Além de outras ações nas quais os dois entes dividem as responsabilidades, resultando na melhoria dos serviços e numa elevada prestação de serviço.
Homenagens – O destaque na programação foram as homenagens prestadas a personalidades que contribuem para o engrandecimento de Timbiras no cenário de sua região. Nesta ação uniram-se o Executivo e o Legislativo. O primeiro com a concessão da Medalha “Victoriano Abdalla”, líder histórico da cidade, várias vezes prefeito, que ficou a bases do desenvolvimento de hoje. Receberam a comanda 19 pessoas.
A Câmara Municipal, por iniciativa dos seus vereadores, outorgou título de cidadania a 18 personalidades, reconhecendo-lhes o trabalho em favor da melhoria da vida da cidade e do povo. Entre os novos cidadãos timbirenses estão o médico Cláudio Paz e sua esposa Maria Paz, atuantes na área da Saúde e há 18 anos em atividades.