Turismo religioso em Milagres do Maranhão aguarda pelo santuário

“Em 2026, pela intervenção da padroeira, festejaremos a santa em seu santuário”. A expectativa é da secretária Aline Caldas (Educação) e do padre Mardônio Cabral, comemorando o crescimento do festejo e sua contribuição para o turismo religioso na Região do Baixo Parnaíba. Para os dois a celebração já comporta uma estrutura física do gênero, compromisso do prefeito Zé Augusto.

Na avaliação da comissão organizadora, a presença de público de fora (da cidade e do Estado) superou a expectativa, obrigando na criação de alternativas para hospedá-lo, como a transformação de escolas em alojamentos. O que já justifica a implantação de equipamentos (hospedarias e similares) e a existência do santuário, há muito esperado pela população.

Mídia – A movimentação na atual temporada pôde ser acompanhada pelas redes sociais mantidas pela gestão municipal e pelas instituições ligadas à igreja católica na região. A alta frequência ao festejo pode ser atribuída à intensa divulgação, despertando o interesse dos públicos religiosos e não religiosos. Ao longo de 11 dias numerosos eventos aconteceram.

O dia 15 de agosto, data maior da festa, teve programação especial, com celebração e concelebração, esta presidida pelo bispo do Crato (CE), dom Henrique Magnus, procissão pelas principais vias da zona urbana, missa solene e adoração. Mas durante os outros 10 dias foram de atividades religiosas (novena) e eventos de entretenimento.

Santuário – O sonho do santuário, antiga aspiração dos católicos da região, poderá realizar-se em 2026. O projeto deve ter financiamento federal, para o que as autoridades locais têm mobilizado a bancada maranhense no Congresso Nacional. Senadores e deputados têm sido contatados, em Brasília, para atuarem junto ao Ministério do Turismo e doarem emendas que consolidem a pretensão dos fiéis.

“Pela expressão que a festa tem tomado nos últimos anos, o santuário já se impõe, emprestando ao secular festejo a importância que ele tem alcançado”, defende o padre Mardônio. A secretária Aline Caldas associa-se à manifestação do religioso e confirma a determinação do prefeito em realizar a aspiração dos católicos de Milagres do Maranhão. E enfatiza: “Afinal, a cidade nasceu da fé”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *