
Já introduzida em vários municípios maranhenses, a versão “lava-pratos” (ou “Carnaval fora de época”) chegou a São Vicente de Ferrer, pela iniciativa do prefeito Adriano Freitas, na temporada de 2026. Nesta primeira realização o envolvimento da população surpreendeu os organizadores; inicialmente, admitem, “a ideia não foi bem recebida pelo público”. Mas a organização primorosa da agenda “quebrou as resistências”, celebram.
Para a temporada foram reservados três dias – 20, 21 e 22 de fevereiro – destinados à apresentações locais, regionais e nacionais. As atrações levadas ao município também são estreantes em promoções na cidade, o que ajudou no interesse do público. Segundo Freitas, “tudo foi planejado para ninguém botar defeito”. Resultado: praça lotada, grandes atrações e a expectativa de o município receber visitantes das cidades vizinhas.
Interiorização – Para umas das atrações, o Grupo “Bicho Terra”, de São Luís (do movimento cultural da Madre de Deus”) a primeira vez no município é a oportunidade de divulgar o trabalho da “troupe” para todo o Maranhão, depois de bem sucedidas temporadas internacionais. “É a oportunidade de apresentarmos o nosso trabalho e medir sua aceitação entre nossos conterrâneos”, observa Roberto Brandão, um dos vocalistas do grupo.
O prefeito falou da contribuição do Bloco dos Amigos (de sua iniciativa) para a “quebra de resistência” da população ao “Carnaval fora de época”. Ao longo dos cinco anos de sua existência, o bloco tem acrescido número cada vez maior de participantes. A edição 2026, segundo cálculos da organização, se aproximou de 10 mil integrantes, sem contabilizar as adesões advindas da caminhada ao longo dos dois quilômetros do trajeto entre a concentração e a “passarela do samba”.
Agradecimentos – O prefeito manifestou seu agradecimento a quantos contribuíram para a promoção, iniciando pelo governador Carlos Brandão, pelo secretário Orleans Brandão, pelos voluntários. E pela confiança do público, conquistado pela seriedade que caracteriza as ações da gestão Adriano Freitas. Ele manifestou um grande desejo: contar com a presença de Carlos Brandão na versão 2027 do Bloco dos Amigos.
Entre as atrações da temporada foram destaque o “Paredão dos Primos”, Samara Show e Henry Freitas, com apresentação agendada para este domingo. Ao justificar o “lava-pratos”, Adriano Freitas esclarece: “Surgiu como alternativa ao carnaval tradicional não realizado. E para oferecer novo destino a esta temporada, a partir do ano que vem, incorporando-se ao calendário de eventos do gênero já existente”.





