153° aniversário de Itapecuru

A narrativa da sequência de premiações e o canteiro de obras instalado no município foram destaque na comemoração do 153° aniversário de emancipação de Itapecuru-Mirim. O prefeito Benedito Coroba compartilhou com seus auxiliares e a população as conquistas da administração, uma das mais produtivas nos recentes governos municipais.

Com o governador Carlos Brandão e outros ilustres presentes – Neto Marreca, Júnior Marreca, Miltinho Aragão – o prefeito dividiu a satisfação de entregar a Casa da Mulher Maranhense (versão estadual da Casa da Mulher Brasileira) e o prédio da unidade municipal do Colégio Tiradentes (diferente do conceito cívico-militar do projeto nacional do governo Bolsonaro), onde antes funcionava a escola municipal “José Jorge Gomes Rodrigues”.

100 obras – O prefeito contabilizou mais de 100 obras em dois anos e sete meses de governo, e atribuiu a escalada à parceria de órgãos constituidores de uma frente ampla de trabalho, que reúne Governo do Maranhão e respectivas repartições, Embrapa, Sebrae, SESC, SESI, SENAC, SENAI.

As ações conjuntas, desenvolvidas por estes órgãos, proporcionam avanços na educação, saúde, infraestrutura, agricultura familiar, assistência social, igualdade racial, política da mulher, da juventude, esporte, cultura, economia. O êxito dos projetos resultou na conquista de prêmios como o do paulista Instituto das Cidades Sustentáveis (SP), pela criação do Centro Municipal de Saúde Integrada e Plantas Medicinais (CASIPLAM).

E a chance próxima de conquistar o Prêmio Cidade Presente, disputa com mais 11 cidades (apenas três do Nordeste) pela criação de projeto integrado de desenvolvimento sustentável, do Ministério das Cidades, do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, e apoio da GIZ, agência alemã de cooperação técnica.

Compromisso – O prefeito se disse feliz com a presença do governador, a quem classificou como grande amigo de Itapecuru, a quem o município deve grandes realizações graças ao sistema de parceria. Agradeceu o empenho da secretária estadual da mulher, Abigail Cunha, pela instalação da Casa da Mulher Maranhense.

Ao coronel PM Andrade manifestou gratidão pela instalação do Colégio Tiradentes, exemplo de padrão de eficiência e disciplina na formação cidadã dos estudantes. Juntamente com o secretário municipal de Educação, professor Hilton César da Silva, destacou a atuação do coronel Andrade para a instalação do Colégio Tiradentes, que, associado à unidade de ensino coordenada pelos bombeiros militares, amplia o espaço para matricular os em idade escolar e melhorar a qualidade de ensino.

Mais casas – Coroba reafirmou que as escolas reforçam o compromisso da sua administração com a Educação, contribuindo para aprimorar o aprendizado e ampliar a oportunidade da chegada dos jovens à universidade e ao verdadeiro conceito de cidadania. E para maior chance anuncia a construção de uma escola integral que estará pronta até o final do ano.

A secretária estadual da Mulher, Abigail Cunha, anunciou a ampliação da rede de casas para novas 18 unidades (o governador contabilizou 16), atendendo as vítimas da violência doméstica com os serviços do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Patrulha “Maria da Penha” e Secretaria de Segurança Pública (Delegacia da Mulher).

Personalidades recebem Comenda “Mariana Luz”

A Câmara de Vereadores de Itapecuru-Mirim colocou na programação de aniversário do município a entrega da Comenda do Mérito Municipal “Mariana Luz”, criada pela Lei Municipal n° 1319, de 5 de dezembro de 2014. Ela é destinada a homenagear pessoas que, no campo de suas atividades, tenham contribuído com o engrandecimento do município.

A presidente da Federação das Academias Maranhenses de Letras e integrante da Academia Ludovicense de Letras (São Luís), Jucey de Santana, explicou como se dá a outorga da honraria, a mais importante do município. Neste ano foram contempladas 11 pessoas, entre elas o prefeito Benedito Coroba. “Fui surpreendido com a homenagem”, confessou.

Outra homenageada foi a Madre Teresa de Jesus (irmã Maria Teresa Carvalho), nascida itapecuruense, mas vivendo atualmente na Itália, onde integra a ordem religiosa Congregação das Irmãs de Jesus Crucificado. Ela fez uma apresentação especial no contexto da festa, gravada em CD pelo produtor cultural José Raimundo Rodrigues (Raízes) que acompanha a carreira da artista religiosa desde o início, nos anos 1980. Deverá ser o último trabalho dela gravado.

Também foram homenageados o professor Inaldo Lisboa, presidente da Academia Itapecuruense de Letras; o centenário comerciante libanês Jamil; e o músico José Santana. Para o presidente da Câmara, vereador Cleomar Rodrigues, a celebração reafirmou o elevado relacionamento entre os poderes e realçou o papel do Parlamento na comunidade itapecuruense. Ele saudou a presença de governador Brandão, a atuação do prefeito Coroba e manifestou apreço ao secretariado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *