Pela segunda vez em seu governo, o prefeito Amílcar Rocha recebe os maiores elogios pela organização e pelo sucesso da Vaquejada de Barreirinhas, em sua 38ª edição. Com um caprichoso trabalho da equipe do secretário Carlinhos Lins (Cultura), e atuação de todos os órgãos da administração, a promoção reuniu quatro eventos.
No mesmo cenário foram agrupadas a vaquejada propriamente dita, o parque de diversão, o “São João fora de época” e a programação de shows. A multifuncionalidade do evento agradou ao público local, aos visitantes e às personalidades que foram prestigiar a agenda barreirinhense, inovada pelos organizadores.
Calendário – A movimentação transcorreu entre 19 e 23 de julho, transformando-se em mais um atrativo para os simpatizantes das atrações oferecidas pelo circuito-portal das Regiões dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, tradicional e internacionalmente conhecido. Eficiente sistema de segurança garantiu a tranquilidade dos frequentadores.
A Vaquejada de Barreirinhas 2023 recebeu concorrentes do Maranhão e de Estados onde tradicionalmente a modalidade é praticada. A premiação ganhou novos valores e o espaço da prática recebeu novo incremento, que favoreceu disputantes e assistentes. Todos os ingredientes para alcançar o êxito pretendido.
Incremento – O prefeito celebrou as inovações – novas áreas de circulação, barracas de alvenaria padronizadas para os comerciantes da economia informal, locais seguros e confortáveis para os ambulantes, gratuidade do ingresso às áreas – e anunciou para o ano que vem ampliação das arquibancadas e novos atrativos em estudo.
Sobre a atuação administrativa, Rocha destacou a parceria com o Governo do Estado, que permitirá o Mercado Municipal reconstruído (obras em andamento) e a requalificação do complexo esportivo, onde está o estádio da cidade, que passará por reformas. “Vamos, assim, melhorando as instalações para quem vive e visita a cidade”, informa.
Atrações – O secretário de Cultura, Carlos Lins, ao agradecer a colaboração dos colegas e das equipes da administração municipal, discorreu sobre o efetivo e eficiente sistema de segurança que foi montado para o período, atribuindo a ele parte do êxito da polivalente promoção. E destacou a ajuda do seu colega da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (SEMOSP), Wilson Carlos Silva.
Entre as atrações oferecidas ao público estiveram Samira Show, Brasas do Forró, Moleque Doido, Tony Guerra e Forró dos Plays. Ele enalteceu a decisão do prefeito em autorizar a gratuidade do ingresso, que permitiu aumentar o público contemplado com a atrações. Medida que deve ser incorporada à programação da mostra a partir de agora.
Elogios – As inovações autorizadas pelo prefeito, a elevação do valor dos prêmios, a organização e a seleção de atrações mereceu elogios de frequentadores especiais, como o vice-prefeito Antônio Lisboa (Antônio Diretor), o organizador da “derrubada do mourão” (derrubada do boi) Tom Fragoso e a líder do Boi de Axixá, Leila Naiva.
Ela festejou o fato do prefeito ser um “eventual cantador de toadas”, conhecendo todas as antigas e interessado em aprender as novas, sempre que as identifica. O vice elogiou os investimentos feitos para este ano e a atenção que o prefeito tem para com o que pode representar desenvolvimento. E Fragoso as inovações feitas na área da “derrubada do mourão” (zona da queda do boi).
Perspectivas – Amílcar Rocha lembra os investimentos feitos pelo então governador Flávio Dino (conclusão do aeroporto, ponte sobre o Rio Preguiças, abertura e conservação de vicinais). No caso do aeroporto, retomando as obras interrompidas com a cassação de Jackson Lago no Governo do Estado).
Agora Barreirinhas recebe uma linha aérea de voos, enquanto negociações são desenvolvidas para aumentar essa frequência. Também é frequente a chegada de voos fretados, pelo interesse que a cidade e a região despertam nos viajantes do mundo inteiro. “Recebemos turistas de toda parte do mundo”, comemora o prefeito.
CONCURSO DA RAINHA DA VAQUEJADA
SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA 👇