Vaquejada em Barreirinhas agrega outras atrações

Pela segunda vez em seu governo, o prefeito Amílcar Rocha recebe os maiores elogios pela organização e pelo sucesso da Vaquejada de Barreirinhas, em sua 38ª edição. Com um caprichoso trabalho da equipe do secretário Carlinhos Lins (Cultura), e atuação de todos os órgãos da administração, a promoção reuniu quatro eventos.

No mesmo cenário foram agrupadas a vaquejada propriamente dita, o parque de diversão, o “São João fora de época” e a programação de shows. A multifuncionalidade do evento agradou ao público local, aos visitantes e às personalidades que foram prestigiar a agenda barreirinhense, inovada pelos organizadores.

Calendário – A movimentação transcorreu entre 19 e 23 de julho, transformando-se em mais um atrativo para os simpatizantes das atrações oferecidas pelo circuito-portal das Regiões dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, tradicional e internacionalmente conhecido. Eficiente sistema de segurança garantiu a tranquilidade dos frequentadores.

A Vaquejada de Barreirinhas 2023 recebeu concorrentes do Maranhão e de Estados onde tradicionalmente a modalidade é praticada. A premiação ganhou novos valores e o espaço da prática recebeu novo incremento, que favoreceu disputantes e assistentes. Todos os ingredientes para alcançar o êxito pretendido.

Incremento – O prefeito celebrou as inovações – novas áreas de circulação, barracas de alvenaria padronizadas para os comerciantes da economia informal, locais seguros e confortáveis para os ambulantes, gratuidade do ingresso às áreas – e anunciou para o ano que vem ampliação das arquibancadas e novos atrativos em estudo.

Sobre a atuação administrativa, Rocha destacou a parceria com o Governo do Estado, que permitirá o Mercado Municipal reconstruído (obras em andamento) e a requalificação do complexo esportivo, onde está o estádio da cidade, que passará por reformas. “Vamos, assim, melhorando as instalações para quem vive e visita a cidade”, informa.

Atrações – O secretário de Cultura, Carlos Lins, ao agradecer a colaboração dos colegas e das equipes da administração municipal, discorreu sobre o efetivo e eficiente sistema de segurança que foi montado para o período, atribuindo a ele parte do êxito da polivalente promoção. E destacou a ajuda do seu colega da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (SEMOSP), Wilson Carlos Silva.

Entre as atrações oferecidas ao público estiveram Samira Show, Brasas do Forró, Moleque Doido, Tony Guerra e Forró dos Plays. Ele enalteceu a decisão do prefeito em autorizar a gratuidade do ingresso, que permitiu aumentar o público contemplado com a atrações. Medida que deve ser incorporada à programação da mostra a partir de agora.

Elogios – As inovações autorizadas pelo prefeito, a elevação do valor dos prêmios, a organização e a seleção de atrações mereceu elogios de frequentadores especiais, como o vice-prefeito Antônio Lisboa (Antônio Diretor), o organizador da “derrubada do mourão” (derrubada do boi) Tom Fragoso e a líder do Boi de Axixá, Leila Naiva.

Ela festejou o fato do prefeito ser um “eventual cantador de toadas”, conhecendo todas as antigas e interessado em aprender as novas, sempre que as identifica. O vice elogiou os investimentos feitos para este ano e a atenção que o prefeito tem para com o que pode representar desenvolvimento. E Fragoso as inovações feitas na área da “derrubada do mourão” (zona da queda do boi).

Perspectivas – Amílcar Rocha lembra os investimentos feitos pelo então governador Flávio Dino (conclusão do aeroporto, ponte sobre o Rio Preguiças, abertura e conservação de vicinais). No caso do aeroporto, retomando as obras interrompidas com a cassação de Jackson Lago no Governo do Estado).

Agora Barreirinhas recebe uma linha aérea de voos, enquanto negociações são desenvolvidas para aumentar essa frequência. Também é frequente a chegada de voos fretados, pelo interesse que a cidade e a região despertam nos viajantes do mundo inteiro. “Recebemos turistas de toda parte do mundo”, comemora o prefeito.

No início da cavalgada em direção ao parque da vaquejada, os vaqueiros recebem as bênçãos do pároco da Igreja matriz

Dr. Amilcar faz abertura da vaquejada

CONCURSO DA RAINHA DA VAQUEJADA

Auriane Costa, rainha da 38° Vaquejada

Debora Carneiro – duqueza, Dr. Amilcar, Auriane – rainha e Ana Catarina – princesa

SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *