A 25ª edição do “São João Fora de Época” de Magalhães de Almeida confirmou a animação e o sucesso das etapas anteriores. Neste “jubileu de prata” mantem-se (encerra neste domingo 9) o estímulo à cultura popular, marca da administração dos Carvalho, que lideram o comando político em parte da região do Baixo Parnaíba. O “fora de época” regional envolve ainda Santa Quitéria do Maranhão (encerrado) e São Bernardo (na semana que vem).
Para o prefeito Nonato Carvalho e o líder Neto Carvalho esta é uma manifestação que prestigia os valores locais e mantem viva a tradição e preserva a cultura local, não deixando que ela desapareça. “A cada ano aprimoramos o festejo, estimulamos mais grupos, consolidamos investimentos (recursos próprios) e oferecemos mais atrações”, diz Neto Carvalho.
Concurso – A edição 2023 mantém o concurso de quadrilhas, quando grupos da região mostram sua criatividade e disputam os prêmios oferecidos. “A cada ano recebemos mais candidatos e nos surpreendemos com as apresentações, sempre muito criativas e demonstrativas da originalidade dos artistas que as produzem”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Francisco Borges.
A cada etapa a festa tem um tema a trabalhar; o deste ano foi “Mundo Mágico de São João”, de caráter circense. As manifestações foram orientadas a trabalhar suas performances a partir da estrutura do circo. “O tema é para incentivar a criatividade dos participantes e tornar mais atrativa a apresentação dos grupos”, justifica o secretário.
Expectativa – Neste domingo 9 acontece o concurso de quadrilhas, esperado com expectativa pelo prefeito Nonato Carvalho, pelo vice Rafael Silva (Rafael do Badá), pela prefeita de Santa Quitéria do Maranhão, Samia Carvalho, de pelo público. A decoração do arraial está de acordo com o tema proposto para este ano.
A prefeita Samia celebra a união das lideranças políticas, comunitárias e da população regionais em torno do acontecimento. Fala com emoção da festa em seu município (encerrada semana passada) e anuncia a expectativa da celebração em São Bernardo, que começa dia 13 de julho. “É sempre bom estarmos todos juntos, celebrando a vida e consolidando nossas manifestações culturais”, comenta.