No carnaval de Cururupu, temporada 2024, o Bloco dos Amigos de Aldo Lopes registrou crescimento vertiginoso. Mais de seis mil integrantes desfilaram pelas avenidas e ruas da sede municipal no sábado, 10 de fevereiro, como principal atração da folia. O vice-prefeito Gustavo Pestana atribui o crescimento à confiança popular no prefeito.
Os sete dias principais da festa – de 7 a 13 de fevereiro – foram cheios de atrações, com grupos locais associados a artistas convidados de fora, proporcionando um rico intercâmbio entre manifestações. E aumentando o número de turistas e filhos da terra aplaudindo o resgate do principal festejo da época do Litoral Ocidental Maranhense.
Impressões – O prefeito Aldo Lopes considerou que a temporada reativou os grandes carnavais do passado, que marcaram a história comemorativa do município, “graças a uma programação criteriosa, organizada com carinho e de atenção às preferências do público”. Lembrou que a parceria do Governo do Estado, associada à ajuda dos deputados federais Aluísio Mendes e Márcio Honaiser, foi decisiva para o sucesso da folia.
O êxito da promoção foi destaque na avaliação do diretor-geral da Federação das Associações dos Municípios do Maranhão (FAMEM), Miltinho Aragão, que adotou Cururupu como segunda terra natal (ele é nativo de São Mateus). Ele repetiu a opinião geral sobre o melhor carnaval da região, exaltou o trabalho de Aldo Lopes e acampou na cidade durante a temporada.
Para todos – Os secretários Del Diniz (Cultura) e Nazaré Marques (Ação Social) celebraram o fato da programação atender a todas as idades e se estender ao município como um todo. A descentralização permitiu que na cidade e na zona rural os foliões tivessem as mesmas atrações e se divertissem em igualdade de condições.
Aos idosos coube a honra de abrir a agenda, dia 7, com o Baile da Melhor Idade; cabendo às crianças a diversão na Caravana da Alegria (com Patati e Patata). A corte de Momo – rei, rainha e princesas – receberam a chave da cidade e assumiram o comando da folia, que se estendeu até a terça-feira 13. O “corredor da folia” funcionou na Praça “Dô Carvalho”.
Atrações – Em pé de igualdade animaram a multidão blocos e escolas de samba locais, apoiados integralmente pelo poder público municipal. A presença dos produtores culturais locais “foi responsável pelo brilho especial que a festa alcançou”, na avaliação do vice-prefeito Pestana.
Outros destaques da programação foram: Gargamel e Banda, Banda Voa Voa, Márcia Felipe, Pimenta e Banda, Rafael Araújo e Banda, Fabrícia e Banda, DJ Guga, Patchanca, Kaiambá e Chiclete com Banana.