A caravana entre Areia Branca e Praça do Carvalho vai incorporando foliões e mostrando o valor da amizade, transformando-se numa grande família. Assim se explica a expressão que vai tomando o Bloco dos Amigos que o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, lidera no carnaval de Cururupu. Este ano o grupo deu mais um exemplo de solidez, na retomada da festa carnavalesca mais emblemática do Litoral Norte Maranhense, dois anos após ser interrompida pela pandemia.
A temporada cururupuense começou dia 17, com o Baile à Fantasia, e terminou nesta Quarta-feira de Cinzas (21) com a concentração no Circuito de Areia Branca. Lá, grandes desfiles de blocos e movimentação de outros grupos da época encerraram o Carnaval Cururupuense de 2023. Com a presença de personalidades ilustres, como do ex-prefeito de São Mateus e grande líder municipalista Miltinho Aragão.
Multiplicidade – O carnaval em Cururupu, um dos mais famosos do Litoral Norte Maranhense, tem fama tradicional e atrai para a cidade foliões de várias partes do Maranhão e do Brasil. Este ano a festa atraiu mais gente, interessada em saber de mudanças profundas, depois de dois anos de interrupção, motivada pela pandemia. Segundo Adiel Fonseca (Balaio), um brincante popular e histórico da região, o número de foliões, este ano, aumentou.
“Cururupu tem um carnaval múltiplo, com espaços para várias manifestações, próprias ou de fora de nossa localização. O que atrai um público diversificado. E o estímulo dado pela administração municipal aumenta a participação de participantes das brincadeiras e desperta o interesse dos que ouvem falar e vêm conhecer nossas experiências. Com o que concordam Aldo Lopes e primeira-dama Regiane. Os dois estiveram presentes a toda a movimentação.
Patrocínio – A festa foi financiada com recursos próprios, em sua maioria, mas contribuições paralelas foram feitas por amigos e colaboradores da administração. Como Miltinho Aragão, líder municipalista da região do Médio Mearim, que foi conhecer a festança do Litoral Norte e se impressionou com a grandiosidade do evento. “A cidade é uma festa só e a diversidade cultural imensa!”, exclamou ao percorrer os circuitos.
Mas o Governo do Estado teve participação no evento, dentro da ampla programação que elaborou para todo do Maranhão, marcando a retomada da festa popular após dois anos de interrupção. O governador Carlos Brandão não mediu esforços para transformar o Maranhão numa grande passarela do samba, reconheceram os que viajaram pelo Maranhão durante a temporada.
Atrações – Del Diniz, secretário de Cultura de Cururupu, considera que esta foi uma grande retomada, refirmando as característica da temporada e preparativa para as próximas grandes promoções populares a cidade experimentará em outras datas memoráveis e tradicionalmente celebradas no município. “Tivemos cardápio para todos os gostos”, reconheceu ele.
O público assistiu, sob a liderança do “rei” Momo Gustavo e a “rainha” do carnaval Amanda Farra Surreal, Swing do Negão, Chicana, Dj Filipi Ferreira, Samuca do Pagode, Albertinho Miranda e rapaziada, André Miranda, Mega Vibe, trio Elétrico; Banda W40, Pimenta e Banda, Jonas Esticado, Anderson Mendonça, Banda Moleca sem Vergonha; Gargamel Banda, Erickson Andrade; Banda Voa Voa; Mayara Lins, Banda Kaiambá; Banda Pimenta e Banda Gilmelândia.
Papel político – O vice-prefeito Gustavo Pestana considera o Bloco dos Amigos o elemento impulsionador da carreira política de Aldo Lopes. “Foi ele grande instrumento para consolidar a candidatura de Aldo à Prefeitura, agregando amigos, correligionários e atraindo a atenção da visão popular”. Também assim pensa o ex-prefeito José Francisco Pestana, para quem, o povo na rua, em festa, é a afirmação da conduta correta do prefeito pelos atos praticados.
Inauguração – Ao elogiar o trabalho do prefeito (“que vai muito além do carnaval”), o empresário e líder político Miguel Campelo lembrou que, embora sendo carnaval, a máquina administrativa não para. E anunciou para os próximos 20 dias a inauguração do novo portal da cidade e um trecho de via asfaltada, que parte daí até uma ponte próxima dali. “Aldo Lopes faz cultura, mas não se afasta de outros setores”, diz Campelo.
Campelo apresenta um perfil de Lopes de conciliador, promotor de harmonia e equilíbrio com as lideranças políticas com as quais convive, facilitando o relacionamento entre elas e fazendo jus à confiança popular para desenvolver seu plano de metas e trabalhar em prol do desenvolvimento de Cururupu e do bem-estar do povo. “Lopes prestigia a todos sem discriminação”, evoca Campelo