Carreta da Mulher marca presença no 76° aniversário de Primeira Cruz

O Carreta da Mulher, atendimento itinerante de consultas e exames destinado ao gênero, estacionou esta semana em Primeira Cruz, como parte da programação do 76° aniversário de emancipação político município. A pedido do prefeito Ronilson Araújo Lima (Nilson do Cassó) o equipamento atendeu centenas de mulheres.

O coordenador das Unidades Regionais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Aristeu Almeida, explicou o funcionamento da carreta e os critérios de atendimento. Informou sobre os serviços oferecidos – exames preventivos e imunização – ao longo de dois dias, nas zonas urbana e rural. Houve pré-agendamento para organizar a oferta.

Agenda – A equipe organizadora agendou atos religiosos e cívicos, competições de futsal, gincana, café da manhã com idosos e recreação infantil, premiações, exposição de telas e flores e shows artísticos, com valores locais e atrações nacionais – Radiola Hollywood Som, Ítalo Paulo, Junior Viana e Jhony Boyband.

Foram inauguradas as Praças “Domingos Lopes Rodrigues” e “Arnaldo Pereira Barros” e a Arena “José Gomes Figueiredo” (Beach Soccer). E entregues 110 certidões de regularização fundiária, que, levadas a cartório, se transformarão em registro de imóveis, dando segurança jurídica aos ocupantes das áreas. Esta operação é dirigida pela coordenadora local da REUB, Ana Lima, e envolve imóveis localizados na zina urbana. Para a zona rural atuam o ITERMA e o INCRA.

Estrada – Em todas as manifestações, o prefeito celebrou os benefícios que a conclusão do trecho da MA-320 (Primeira Cruz – Santo Amaro) trará para seu município. Primeiro, pondo fim ao isolamento de várias localidades ao longo do perímetro; depois pela oportunidade de Primeira Cruz poder usufruir das benesses que o faz pertencer ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, até aqui impossível por falta dessa ligação.

Indagado sobre o cronograma da obra, disse que o caminho conta com um desvio de 10 quilômetros, que direciona até uma ponte de madeira (temporária) sobre o Rio Periá, enquanto o equipamento de concreto (já licitada) não tem seus serviços iniciados. O governador Carlos Brandão é incentivador e parceiro da construção “e seu municipalismo é nossa maior crença na consolidação do projeto”, aposta.

Presenças – O prefeito Nilson do Cassó recepcionou, durante a comemoração, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale; os prefeitos de Belágua, Herlon Costa Lima; de Humberto de Campos, Luís Fernando Silva dos Santos; de Urbano Santos, Clemilton Barros Araújo; e do ex-prefeito Sérgio Albuquerque.

Os prefeitos foram só elogios ao trabalho que Nilson realiza, abrindo amplas perspectivas de desenvolvimento ao município e bem-estar ao povo, extensivas às comunidades vizinhas. O professor Clemilton Araújo classificou a comemoração como grandiosa e parabenizou o povo de Primeira Cruz pela escolha do gestor, cuja atuação “só merece respeito e admiração”.

Manifestação – As lideranças políticas Alcides Carneiro e Sérgio Albuquerque, este pré-candidato a prefeito em 2024 e já mobilizando seus correligionários, consideram o período governado por Nilson do Cassó privilegiado, para felicidade da população. Enaltecem a capacidade de trabalho do gestor e a busca incessante por projetos e programas.

Albuquerque, ex-prefeito e de mangas arregaçadas para voltar à Prefeitura, depois de uma campanha para deputado estadual que não logrou êxito, mas mostrou sua força política, enaltece os presentes que, em seu aniversário, Primeira Cruz ganhou do seu administrador. Elogia o dinamismo de Cassó e espera poder, substituindo-o em 2025, prosseguir com a mesma dinâmica de progresso e bem-estar para Primeira Cruz.

Iracema Vale: trabalhadora voltada para o regional

Reconhecida como líder regional – eleita com expressiva votação nos colégios eleitorais do Munim, dos Lençóis e do Baixo Parnaíba, em 2020 – Iracema Cristina Vale Lima é enfermeira e funcionária pública federal. Nascida em São Luís, fez carreira política no interior, estando na militância política há três décadas.

Exerce seu primeiro mandato de deputado estadual; mas iniciou a trajetória em 2000, quando foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de Urbano Santos. Reeleita em 2004. Em 2012, venceu o pleito para a Prefeitura de Urbano Santo; em 2016, foi reeleita. Filiada ao PSB, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa, como a parlamentar mais votada no Maranhão: 104.729 votos. Eleita presidente do Poder Legislativo, já está reeleita para o próximo mandato.

No exercício dos mandatos municipais, desenvolveu projetos que impulsionaram o desenvolvimento local, beneficiando setores como a Agricultura Familiar, gerando emprego e renda para a comunidade. Suas ações lhe renderam três premiações de Prefeita Empreendedora, concedidas pelo Sebrae.

Como gestora, construiu estradas, abrindo canais de acesso para cidades vizinhas e povoados adjacentes. Na Cultura, apoiou grupos de manifestações folclóricas. Criou também as secretarias de Emprego e Renda e da Mulher. Na área da educação, recuperou e construiu mais de 40 escolas, erradicou barracões usados como unidades de ensino, incentivou o esporte com a construção de quadras poliesportivas.

Nesta visita a Primeira Cruz, relembrou a consagrada votação recebida na região, ouviu manifestações de apreço de Nilson do Cassó e de Sérgio Albuquerque, exaltou a liderança dos dois e prestou contas do que já conseguiu de apoio nestes poucos meses de exercício parlamentar estadual.

Ainda sem contar com emendas parlamentares (como eleita de primeiro mandato, só contará com emendas na próxima sessão legislativa), suas demandas têm sido levadas e atendidas diretamente pelo governador Carlos Brandão.

Em contatos em Brasília, com o ministro das Comunicação, recebeu garantia de melhoria dos sinais de wi-fi, telefonia e internet em áreas críticas no Maranhão; um projeto de porto para um povoado no município. Por sua intercessão, a Carreta da Mulher integrou a programação social do aniversário de Primeira Cruz. Por fim, assegurou empenho, trabalho e dedicação à região onde foi consagrada eleitoralmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *