Criança e adolescente ganham atenção em Itapecuru-Mirim

Ao completar 152 anos da soberania municipal, Itapecuru-Mirim ganha obras e serviços que asseguram um futuro promissor à cidade e ao povo. Como o Shopping da Criança, projeto que foca na assistência ao segmento infantil e adolescente, preparando os futuros líderes da comunidade. Associado à educação e à oferta de cuidados à saúde, o equipamento tem o lançamento da pedra fundamental previsto para os próximos dias e a conclusão das instalações para inauguração em dezembro próximo. O investimento está estimado em R$ 2 milhões, já alocados.

O prefeito Benedito Coroba e a secretária de Assistência Social, Teresa Landim, consideram o público-alvo merecedor do investimento. Nele, serão centralizados os serviços de assistência: ações sanitárias, sociais, socioeducativas e lúdicas. Com atenção especial para os portadores de deficiência. No mesmo prédio serão destinadas instalações para o Conselho Tutelar e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. A secretária falou da programação desenvolvida no interior do município, agora com apoio de transporte (ganhou uma van). A obra tem apoio da Vale.

Educação – A professora Nazaré Ferraz, secretária da Educação, elogiou a prioridade que a gestão Coroba concede às ações nessa área, considerado que ela “é o fator de sustentabilidade das demais políticas públicas. Funciona associada à saúde, à cultura, à assistência social, ao turismo, à igualdade racial. Com respaldo administrativo e financeiro”.

Ela destacou a importância das escolas na formação das gerações e a aplicação de recursos próprios, do Tesouro Municipal, na construção das unidades escolares. Informou que o programa no setor incluiu a edificação de prédios novos, como o da creche que apresentou aos visitantes, inaugurada na ocasião. A entrega de prédios escolares foi o grande presente na festa do aniversário.

Saúde – Durante as comemorações foram inauguradas quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e assinadas ordens de serviço para a reforma de 15 unidades do gênero, que serão entregues à população, totalmente equipadas, até o final do ano. Sobre os cuidados que a administração tem para com os pacientes, informou acerca do programa de distribuição de medicamentos a domicílio, que assegura a continuidade dos tratamentos, principalmente nas doenças mais graves.

O prefeito revelou que Itapecuru-Mirim é o único município brasileiro que dispõe de um Centro Integrado de Saúde e Plantas Medicinais. Ele se destina a dar assistência a quem está submetido a terapias alternativas. E comemorou o fechamento do lixão a céu aberto que havia no município, transferindo para o aterro sanitário da vizinha Rosário os resíduos recolhidos na cidade. “É uma grande medida de saúde pública”, justificou.

Administração – Segundo o prefeito, o pagamento dos servidores públicos está em dia, bem como dos fornecedores. As obras em andamento, incluindo as da parceria como Governo do Estado, estão com seus cronogramas atualizados. A engenharia econômica do município permite a reserva financeira para a aplicação em importantes investimentos. “Nosso planejamento previne surpresas”, observa.

E no campo dos investimentos enumera, em 18 meses de governo, 400 quilômetros de vicinais, aplicação de 37 quilômetros de asfalto (ajudado pelo Programa Mais Asfalto do Governo do Estado), parte aplicado, parte a aplicar; mais 15 quilômetros de ruas felizes, pavimentadas com bloquete, também fruto da parceria Estado x Município. Ampla reforma da Rodoviária, no Entroncamento; reforço da frota municipal com veículos para serviços, incluindo a Guarda Municipal, ônibus escolares, Saúde Comunitária e Conselho Tutelar são outras ações marcantes da gestão.

Estímulo – A permanência do homem no campo e a abertura de espaço para estimular a produção agrícola, por intermédio da agricultura familiar, tem sido outros dos incentivos da administração. Com recursos próprios, o governo municipal investe nos empreendedores rurais, e lhes garante a compra da produção para, inclusive, a merenda escolar. A participação do setor, hoje, é de perto de 50%, mas o prefeito trabalha para elevar esta participação a 100%.

“Nossa intenção é fixar o homem no campo, com a garantia de geração de emprego e renda, oportunizando a produção que lhe garanta rendimento pessoal e inclusão no mercado de trabalho. Com isso criaremos uma fronteira agrícola capaz de ofertar gêneros para um mercado consumidor permanente”, acena Jerônimo Mendes Júnior, secretário municipal de Agricultura Familiar, Abastecimento, Indústria, Comércio, Pesca e Produção.

Manifestações – O deputado Bira do Pindaré confessou sua felicidade em celebrar, presencialmente, o aniversário de uma das cidades de maior importância histórica no Maranhão. “Agora brilhantemente administrada pelo grande amigo Benedito Coroba, que, como prefeito, à testa mos, está fazendo um grande trabalho. Podemos afirmar que é uma gestão que mais trabalha em toda a história político-administrativa do município”.

Ele se disse orgulhoso de ser parceiro e estar ajudando, com emendas, a administração que vem impactando a vidas das pessoas. Reconhece que esta é uma gestão exitosa, que mereceu a atenção do ex-governador Flávio Dino e continua a merecer a de Carlos Brandão e a de quantos reconhecem a profícua atuação do prefeito. ”Entendo que Itapecuru é uma cidade de um povo feliz”.

Para o enviado especial do governo à festa, o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, Benedito Coroba é um exemplo de administrador, pela tenacidade, pelo dinamismo, pela vontade política e pela visão futurista que antevê o que precisa a comunidade que dirige e trabalha com essa perspectiva. “Vi a satisfação na face do povo, plenamente feliz com o trabalho que o prefeito realiza. Vê-se que as realizações aqui produzidas atendem às necessidades da comunidade”, reconheceu o secretário.

Natural da cidade e integrante da galeria de intelectuais que enriquece o cenário cultural itapecuruense, o ex-deputado e escritor Benedito Buzar está entre os que exalta a atuação do seu “xará”, principalmente na saúde e na educação. Diz-se gratificado de sempre acertar no nome do administrador da cidade, há várias eleições, e com Coroba não foi diferente. Reafirma que sua presença é permanente na terra natal, relembra o pai ex-prefeito e o tempo em que foi deputado (hoje é líder político aposentado).

O vice-prefeito Maurício Nascimento considera-se feliz em compor o governo com Coroba e integrar uma administração que mantém em dia o pagamento dos salários, os compromissos com os fornecedores e promover investimentos que assegurarão futuro promissor ao município. “A administração de Coroba é um marco histórico”, classifica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.