Nesta temporada junina o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, associou entretenimento a trabalho. Nos intervalos entre uma e outra ida a um dos três arraiais instalados no município (um, em Areia Branca, prestes a inaugurar), programou inauguração de obras de interesse da comunidade, nas áreas da Educação e da Saúde.
Nestes dias entregou duas escolas – no Quilombo Condurus e no Outeiro de Mateus – e um posto de saúde em Baiano, para alegria da população local, que o esperava há anos. Os prédios escolares substituem centenários barracões onde as escolas funcionavam, sem qualquer segurança e conforto. Os inaugurados e os a inaugurar representam a dignidade que as instalações precisam ter para exercer o importante papel educacional, diz o prefeito.
Saúde – O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Gustavo Pestana, anunciou a entrega de cinco novas unidades até o final do mandato de Lopes. E destacou a parceria que o governo municipal tem com a Câmara Municipal, o que tem sido de grande valia para a realização dos projetos da administração municipal.
Parceria que foi ressaltada pelo vereador Aldo Ferraz, líder do governo municipal no parlamento local e. nesta ocasião, porta-voz da bancada que apoia o gestor municipal. Ele destacou a união da classe política em torno do seu projeto é uma vitória do prefeito e de sua visão de estadista. O que valoriza as comunidades.
Educação – O secretário municipal de Educação, professor João Carlos Braga, comemorou o fato da comunidade onde nasceu e cresceu – Quilombo Condurus – está ganhando seu primeiro prédio escolar de qualidade, devidamente equipado, para a formação das novas gerações.
Ele exaltou o “olhar especial”, que o prefeito lança à Educação, entendendo a importância do setor para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade e pleito à cidadania. “Esta sensibilidade ajuda-nos, seus auxiliares, a trabalhar pelo progresso de Cururupu”, comentou.
Festejo junino – À Secretaria de Cultura, liderada por Del Diniz, coube organizar a programação junina e compatibilizá-la com a agenda administrativa estabelecida pelo prefeito. A temporada começou dia 22 e terminou dia 24, na sede municipal, na Praça do Carvalho; simultaneamente com o arraial na praça em frente à igreja-matriz, consagrada ao santo, padroeiro de Cururupu. O festejo tem o apoio de Miltinho Aragão.
Mas a descentralização ainda prevê uma terceira frente de entretenimento, no Bairro Areia Branca, que se estenderá de 29 de junho (Dia de São Pedro) até 2 de julho. Em todos, as manifestações culturais locais são prioridade, dentro do programa de valorização estabelecido pelo gestor.
O secretário defende maior apoio do Estado às celebrações das datas festivas nos municípios, considerando a importância dos festejos para o congraçamento da comunidade e observando a necessidade da manutenção dos valores culturais que eles encerram.
QUADRILHA DA ALEGRIA DE CURURUPU
INAUGURAÇÃO