Educação e saneamento básico fazem a festa em São Luís Gonzaga

A comemoração dos 169 anos de emancipação política de São Luís Gonzaga substituiu o ruído das bandas pela entrega de poços artesianos nas escolas municipais, estendendo o benefício da água potável às comunidades onde se localizam os estabelecimentos de ensino. Foi a forma que o prefeito Doutor Júnior encontrou para que a data de 12 de junho não passasse em branco.

A celebração festiva de outros anos foi substituída pela ação social em face de o município ainda estar em regime de emergência, provocado pelos prejuízos causados pelas copiosas chuvas que caíram na região, deixando famílias desabrigadas e danificando grandes áreas. Em compensação, brindes foram distribuídos e títulos de propriedade de terra entregues, corrigindo erros históricos da regularização fundiária.

Conquistas – Os poços artesianos entregues integram uma rede de distribuição de água que atenderá as escolas, mas, também, as comunidades onde elas se localizam. A secretária de Educação, Maíze Silva, além dos poços, comemorou a climatização de salas de aula em vários estabelecimentos, medida destinada a dar conforto a alunos, professores e servidores administrativos do sistema educacional municipal.

As autoridades, ainda no setor educacional, também celebraram conquistas em competições importantes, no âmbito do Estado e na área nacional. Foram lembradas conquistas na Olimpíada Brasileira de Matemática; no índice de aproveitamento dos estudantes de escolas dignas (no plano estadual), que resultou em premiação em dinheiro; na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (em 2022 foram medalhados 24 alunos). Também há bolsistas em faculdades particulares, fruto de acordo do governo municipal com as escolas Anhanguera e Pitágoras.

Participações – O prefeito e a secretária anunciaram a participação de aluno da rede municipal em competições de relevo, como na próxima Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, no Rio de Janeiro, para a qual já estão selecionados alunos de três escolas municipais. Situação que eleva o orgulho da cidade em relação aos seus estudantes, reconhece a secretária.

Outra grande conquista para a juventude foi a implantação do sistema de transportes de universitários residentes em São Luís Gonzaga que estudam nas escolas de nível superior localizadas em Bacabal (35 quilômetros percorridos em 40 minutos, quando sem obstáculos). Segundo a secretária são mais de 300 estudantes atendidos por este serviço.

Premiação – Outro destaque na programação de aniversário foi a premiação aberta a todos os habitantes, que receberam mais de 20 mil senhas para concorrer a brindes doados por empresários, líderes políticos e pessoas gradas da comunidade. “Foram prêmios valiosos, que fizeram a alegria da população; e a segurança da moradia com a distribuição de títulos de propriedade”, reconheceu o vice-prefeito Dalvan Bezerra.

Voltando às conquistas no plano administrativo, o prefeito lembrou que logo serão iniciados os trabalhos de duas novas estradas, em convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), obras que contarão com reforço financeiro de emendas do deputado federal Aluísio Mendes e do senador Weverton Rocha.

Titulação – A celebração foi oportunidade também para entrega de 200 novos títulos de propriedade, prosseguindo a política de titulação de áreas ocupadas (150 ha) quando da fundação do município. Igual quantidade de títulos já havia sido entregue em oportunidade anterior, “para assegurar a moradia de quem ocupa esse pedaço de chão sem ter a posse dele. Agora o ocupante pode exibir documentação que o imite na posse”, assegurou Doutor Júnior.

Indagado sobre parceria com o Governo do Estado para dois empreendimentos há muito esperados pela população e já apalavrado, o prefeito lembrou que aguarda decisão da administração estadual sore a ligação rodoviária São Luís Gonzaga – Trizidela do Vale e obras complementares no Hospital Municipal. Mas enquanto espera, trabalha no calçamento da Vila Maroca (em frente ao Hospital Municipal), constrói praça esportiva em frente ao estádio, com emenda do deputado federal Marcio Jerry, edifica escola de música, escola de computação, recupera o Farol da Educação e estradas vicinais danificadas pelas chuvas.

Esportes – O secretário de Esportes, Eduardo (Dudu) Oliveira, destacou o apoio do prefeito às atividades de sua área, inclusive na programação de aniversário. Nesta, foram promovidos torneios de esportes amadores (vôlei, futvolei e futsal) final da Copa das Comunidades (Taça Neto Cohabinha) e Copa Dr. Danilo (Interbairros).

Para o secretário Walter Matos, a vereadora Vânia Martins, o presidente da Câmara de Vereadores Luan e o presidente da Comissão de Licitação Rafael Luiz, o município experimenta um grande momento, que, ao final dos seis anos de mandato do Doutor Júnior restará um município grandemente beneficiado, com mecanismos de progresso e bem-estar e um povo melhor assistido em suas necessidades básicas. Sobre o aniversário, falou Matos: “Não é todo dia que um município comemora 169 anos”. E ressaltou a importância das obras inauguradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *