A Praia de Araoca, em Guimarães, misto de polo turístico e marco cultural trágico, passou a integrar o complexo turístico do Litoral Norte Maranhense, neste domingo, 28, com a inauguração da MA-304, agora batizada como “Caminho dos Poetas”. O “dia histórico para a região”, na definição dos prefeitos da área, foi proporcionado pelo governador Carlos Brandão, que presidiu a cerimônia.
“A Estrada para Araoca é um sonho antigo da população. Esta inauguração é de grande importância para o turismo e desenvolvimento da região”, ressaltou Brandão, citando Guimarães, cujo território abriga a praia, Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.
Presenças – Na comitiva governamental, recepcionada pelo anfitrião, o prefeito Osvaldo Gomes, estiveram a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, acompanhada pelos deputados Florêncio Neto (PSB), Roberto Costa (MDB), Cláudio Cunha (PL), Yglésio Moyses (PSB), Ricardo Rios (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Ariston (PSB), Hemetério Weba (PP) e Zé Inácio (PT).
Entre os prefeitos, o de Cururupu, Aldo Lopes, um dos beneficiados com o equipamento. Ele considerou a entrega da estrada como o início de uma nova era de desenvolvimento para a região e um incremento ao turismo na área, que desponta como atração destinada a promover progresso e bem-estar para o povo, principalmente para os pescadores.
Estrutura – Construída em sete meses, ao custo de R$ 16 milhões, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA), a rodovia facilitará o acesso a 15 povoados, facilitando a movimentação de expressiva população. Possui acostamento em ambos os lados, sinalização e sistema de drenagem para prevenir problemas como alagamentos e erosões.
O prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, recepcionou autoridades e populares, festejando as vantagens que a estrada e sua presença no território trará para sua cidade e os contemplados vizinhos. Reafirmou os benefícios que advirão com a entrada em operação da rodovia. “Iniciamos um nova era de desenvolvimento, com a contribuição de um empreendimento esperado há mais de 40 anos, principalmente pelos moradores da praia, pescadores em sua maioria, que agora vislumbram futuro próspero”, celebrou.