Festival do Abacaxi é atração em São Domingos do Maranhão

Julho em São Domingos do Maranhão foi marcado pelo 5° Festival do Abacaxi. A mostra foi rica em manifestações culturais, incentivo à criatividade, exaltação à beleza e entretenimento artístico. A iniciativa da Prefeitura Municipal ganhou apoio de entidades privadas e públicas, entre as quais o Governo do Maranhão. Entre 25 e 28 de julho, o Estádio Pereirão recebeu autoridades e populares, produtores rurais e visitantes aos quais foram apresentadas as qualidades da fruta e o que dela pode-se aproveitar.

Pelo relato da secretária de Cultura, Cleres Sousa, ficou-se sabendo que não só a polpa do abacaxi importa, mas outras partes da fruta, como as folhas, as quais se aproveita para produzir papel, sacolas e caixas para embalagens. Também da polpa faz-se licor, sucos, doces, cachaça, conforme mostrado em “blitz” apresentada ao público no primeiro dia. Isto foi parte da história contada ao longo dos quatro dias.

Organização – A programação incluiu manifestação cultural, como o concurso de poesias para alunos das escolas municipais públicas e privadas; concurso de beleza, como o da “rainha do abacaxi”, ganho por Rebeca Herkisedek, premiada com dinheiro e vale-compra das Lojas Noroeste; e show artísticos com renomados artistas nacionais. A grade de atrações foi elogiada pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Flávio Viana.

Ao longo do festival produtores rurais da agricultura familiar participarem de oficinas para aprenderem sobre o aproveitamento pleno da fruta, procedimentos de manejo e práticas de cultivo. Foram informados sobre a importância econômica da fruta na grade de arrecadação, com a oferta da produção primária e secundária nos mercados interno e externo.

Capital – Por iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lago, São Domingos do Maranhão recebeu o título de “Capital do Abacaxi”. O festival honra a titulação e celebra a fruta que lhe confere respeitável status institucional e econômico. Ao longo da permanência na cidade, o secretário Viana, que representou o governador Carlos Brandão, ouviu do presidente do Instituto Maranhense do Abacaxi, Geovane Andrade, relato acerca do papel do cultivo na vida socioeconômica do município.

Outra grande contribuição ao festival foi dada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED). O presidente da autarquia, Cauê Aragão, foi representado pela diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Rejane Valéria Costa e pela coordenadora de Inspeção Sanitária e Insumos Agrícolas, Filomena Carvalho. Est ministrou palestra sobre as boas práticas no uso de agrotóxicos.
O festival também recebeu apoio do Sistema FAEMA/SENAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *