Governo Dino investe em musicalidade no Gurupi

A distribuição de instrumentos musicais para igrejas evangélicas e católicas do Gurupi foi o destaque da visita da comitiva governamental a Carutapera, na agenda estabelecida pelo Palácio dos Leões. Chefiada pelo vice Brandão, reinaugurou-se uma quadra poliesportiva (realização municipal), inspecionou-se obras da parceria Estado x Município, autorizou-se novas intervenções e distribuiu-se insumos dos programas mantidos pela gestão estadual. Com ele estavam os secretários Rodrigo Lago (Agricultura Familiar) e Enos Ferreira (Relações Institucionais).

O anfitrião, prefeito Airton Silva, recebeu autorização para pavimentação asfáltica da principal avenida da sede (investimento de quatro milhões de reais) e de outras vias urbanas e acompanhou a distribuição de capacetes para motoqueiros, de forrageiras para agricultores familiares, de material esportivo para estímulo à prática de esportes, para recuperação do Farol do Saber, readequação da Praça da Família. “Um testemunho de que o governador respeita o compromisso de ajudar as cidades mais distantes e mais carentes”, festejou o prefeito.

Expectativa – Outros resultados esperados da visita são as obras do cais do porto, cujo projeto está sendo concluído e deverá ser anunciado em breve. A modernização do embarcadouro estimulará a pesca na região, tornando-a economicamente ativa para milhares de pessoas envolvidas na atividade. Também estimulará o turismo ecológico e religioso, este último incentivado pelas intervenções em andamento na Praça da Família, localizada em frente à única basílica existente no Maranhão e consagrada ao padroeiro São Sebastião (festejado em janeiro).

A obra do prédio do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) foi inspecionada e o vice constatou o avanço do cronograma, prevendo a entrega para breve, Indagado sobre a possibilidade de Carutapera ter um Restaurante Popular, o entrevistado considerou possível. Fez um rápido balanço das unidades existentes (são 61, mas o governador Dino deve entregar mais 20 até sua saída do governo, em abril de 2022) e informou que durante seu mandato de 10 meses o programa prosseguirá.

Música e fé – O pastor Davi Borges e o padre José Raimundo representaram as respectivas igrejas contempladas com kits musicais, Para Borges (da Assembleia de Deus de Amapá do Maranhão), responsável pela mobilização dos evangélicos, “os equipamentos oferecem a oportunidade para os vocacionados aproveitarem seu talento e aprimorarem seus conhecimentos. E nem precisam ser vinculados à igreja”. O padre José Raimundo vê na ação “a possibilidade de jovens aproveitarem suas vocações artísticas e se ocuparem de atividades saudáveis”. O kit é composto por teclado, contrabaixo, bateria, violão, guitarra e microfone.

O secretário de Relações Institucionais e responsável pela coordenação do programa, pastor Enos Ferreira, confessou-se gratificado pela presença e pelas ações das quais participava. Relembrou a atuação do seu pai, o ex-deputado federal Costa Ferreira que, quando no Congresso Nacional, atuou na região, contribuindo com o progresso e o bem-estar das populações carentes locais. Também Rodrigo Lago comemorou a atuação do governo Dino em Carutapera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.