Guimarães comemora 266 anos e elege novos conterrâneos

A tradicional concessão de títulos de cidadania, quando é comemorado o aniversário de emancipação política do município, foi o destaque da programação da 266ª celebração, nesse 19 de janeiro, no município de Guimarães, A Câmara nomeou 22 novos cidadãos vimarenses, por iniciativa dos seus 9 integrantes, pelo Decreto Legislativo n°02/2023. A sessão solene de outorga aconteceu fora do prédio do Parlamento, que está em reforma.

Entre os homenageados estão o governador Carlos Brandão e o deputado Bira do Pindaré, que receberão seus diplomas posteriormente, pois na data oficial da entrega, tinham agenda fora do Estado e justificaram suas ausências. Mas agradeceram suas indicações e reafirmaram sua disposição de prosseguir sendo parceiros do município. O governador pode receber o título neste domingo, 28, ao inaugurar a ligação rodoviária Guimarães – Araoca (praia).

Metas cumpridas – Nas conversas com jornalistas, o prefeito Osvaldo Gomes enalteceu o ecumenismo da festa (os credos religiosos foram exercitados com liberdade), destacou a entrega do Posto de Saúde Nossa Senhora dos Remédios (Maçaricó), totalmente reconstruído, as obras de urbanismo e pavimentação em ruas e avenidas, e a comemoração, para manter acesa na alma do povo a importância do fato histórico.

Indagado sobre o cumprimento das metas de campanha até aqui (passados três anos de mandato), Gomes considerou, entre os grandes feitos, a reforma profunda no Hospital “Maria Alice Coutinho”, hoje casa de saúde referência, de conformidade com as leis sanitárias. Anunciou a expectativa do incremento do turismo com a entrada em operação da ligação rodoviária sede de Guimarães – Praia de Araoca (inauguração prevista para este domingo, 28, pelo governador).

Turismo – O prefeito também celebrou a folga financeira proporcionada pela negociação dos precatórios que encontrou ao assumir, da ordem de R$ 10 milhões. As parcelas de altíssimo valor inicialmente cobradas estão agora mais amenas, permitindo até reserva econômica para investimentos. Da esperança no turismo comungam a Secretaria de Estado da Cultura e o SEBRAE, que auxiliam o gestor na montagem de um programa a ser bem-sucedido economicamente.

A expectativa do prefeito é a mesma do secretário municipal de Turismo, Cultura e Empreendimento, Antônio Marcos (Totó), o professor, ex-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Reginaldo Lopes; e do diretor-geral da FAMEM, Miltinho Aragão. Pelo seu interesse em ver o turismo incrementado na região (Araoca incluída), foi um dos homenageados com a cidadania vimarense.

Miltinho Aragão ressaltou o olhar diferenciado que ao Litoral Norte Maranhense dedica o governador Carlos Brandão. E observou os investimentos introduzidos na área, que produzirão os efeitos esperados pela população e pelos gestores regionais: estrada Central – Bequimão, Barragem da Maria Rita; e os esperados: aeroporto de Cururupu e estrada para Pindobal (povoado de Serrano do Maranhão, mas adotado por Cururupu).

Eventos – A agenda festiva, entretanto, começou há uma semana e meia. Dela constaram entrega de obras de pavimentação, do prédio reconstruído do posto de saúde de Maçaricó, de Títulos da Regularização Fundiária (Programa Reurb), de propriedade em áreas quilombolas (Santa Luzia, Itapecuru, Sumidouro e Baiacu). Houve a posse dos novos conselheiros tutelares e Festival de Talentos.

Atos religiosos (como culto evangélico e missa em ação de graças), distribuição de certificados de cursos promovidos pelo SENAR, finais de certame esportivos (Taça dos Servidores e Taça das Estrelas), exposição sobre a escritora Maria Firmina dos Reis, gincana com premiações, Feirinha Guimarães e atrações artísticas (banda gospel Fogo e Glória, Tony&Nono, Erick Luz, Ricardo Aká, Chipa. Hiago Andrade, grupo de chorinho do professor Raimundo Luís, Bicicletinha do Samba, Capital Roots e Luan Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *