Passagem Franca comemora 187 anos em três dias

Atos de louvor, competições esportivas, apresentações artísticas e inaugurações de obras públicas marcaram os 187 anos de soberania político-administrativa de Passagem Franca, comemorados ao longo de três dias – de 6 a 8 de maio. A festa, organizada pela Prefeitura Municipal, à frente o prefeito Marlon Torres, teve a colaboração do governador Carlos Brandão, do deputado federal Pedro Lucas e do empresário e pré-candidato a deputado estadual Inácio Melo. E incluiu homenagem às mães pelo dia delas.

A Carreata Evangélica abriu a programação (6); seguiu-se a I Exposição Cultural, a Marcha para Jesus e a Concentração Evangélica, pregando o pastor Serafim e louvor a cargo de Lauriete e banda. Dia 7 aconteceram o Primeiro Circuito Ciclístico Passagense, as inaugurações, assinatura de ordem de serviço para abertura de vicinais, partidas de futsal e vôlei; e shows (JM Puxado, Avine Vinny e Ara Ketu). No dia 8, corte do bolo e sorteio de prêmios e mais atrações musicais.

Pedro Lucas – O deputado federal Pedro Lucas, agora cidadão municipal, foi o grande personagem da celebração, como titular das emendas que permitiram a reforma e ampliação das escolas entregues, da quadra poliesportiva da Rua Nova inaugurada, dos serviços de pavimentação em bloquete realizados, da Praça “Gerson Pereira de Sousa” no Bairro Aeroporto, da ordem de serviço para abertura de vicinais e uma futura quadra no Jardim de Infância “Catarina Pereira da Silva”.

Ele se confessou gratificado em poder colaborar com uma administração de resultados, como a que realiza o prefeito Marlon Torres, comprometida como o bem-estar da população. Revelou que sua luta em favor de Passagem Franca satisfaz o ego de qualquer representante político, quando vê a correta aplicação dos recursos em prol do desenvolvimento, do progresso e do bem-estar da população carente.

Parcerias – O prefeito Marlon Torres atribuiu o sucesso da administração à sua determinação e vontade política em realizar, aliada às bem sucedidas parcerias estabelecidas. Como exemplo citou Pedro Lucas, transmissor de numerosas emendas parlamentares que proporcionaram a feitura das obras inauguradas na ocasião. Destacou também o empresário Inácio Melo, pretendente a uma cadeira na Assembleia Legislativa no próximo período.

“Mesmo sem mandato, o empresário Inácio Melo tem dado decidida colaboração à nossa gestão, o que nos anima em indicar seu nome para alcançar a pretensão. Pelo muito que já nos proporcionou, vislumbra-se um mandato produtivo quando no exercício do múnus parlamentar”, comentou o prefeito. E saudou a coincidência do aniversário de Passagem Franca com o Dia das Mães, permitindo a comemoração conjunta.

Felicidade – O vice-prefeito Jose Antônio Rodrigues da Silva Junior (Júnior do Gordim), manifestou felicidade em ver a comunidade reunida após dois anos de isolamento, imposto pela pandemia, confraternizando e festejando a data mais importante para a história da cidade. O filho do ex-prefeito José Antônio Rodrigues da Silva (Gordim) comemorou a entrega do conjunto de obras e exaltou a sensibilidade do prefeito em estar sempre voltado para o bem-estar do povo.

Para o vice é patente o reconhecimento da população ao deputado federal Pedro Lucas, ao empresário e pré-candidato a deputado estadual Inácio Melo. Ele destacou também a contribuição da classe política local, em especial aos vereadores (apoio de 10 numa Câmara de 11), que apoiam a administração, propondo medidas e acolhendo e aprovando as iniciativas do Executivo. “Assim estamos consolidando o progresso em Passagem Franca”.

União – O prefeito pode comemorar seus feitos no plano administrativo, pela dedicação do secretariado, reconhecido em suas iniciativas pelo apoio incondicional do gestor. Assim se manifestaram os titulares da Educação, Raimunda Carvalho, e o dos Esportes, Claudio Carneiro. Os dois destacaram a visão do gestor quando o assunto é a instalação de equipamentos em suas áreas de atuação e o desenvolvimento de ações visando o aprimoramento das políticas.

A secretária festejou as reformas implementadas nas escolas “Mario Fernandes de Oliveira” (creche), “Catarina Pereira da Silva” (jardim de infância) e “Raimundo Másculo Saraiva” (escola municipal), inauguradas nessa ocasião. E anunciou que a ação agora se voltará para as unidades da zona rural. O secretário enalteceu o apoio do prefeito à política do setor, com total aprovação dos atletas e candidatos a atletas locais. A programação incluiu competições esportivas de futsal e vôlei.

Política – O acerto político da administração Marlon Torres foi patenteado pelos porta-vozes dos vereadores: as parlamentares Vanda Brito (presidente da Câmara) e Marlene Carneiro (representante da localidade Faveira, onde se localiza a creche inaugurada, que ganhará quadra esportiva com emenda do deputado Pedro Lucas). As duas confirmaram que a parceria dos poderes proporciona grandes ganhos aos passagenses.

Na mesma linha de raciocínio se pronunciou o pré-candidato Inácio Melo, para quem a atuação política do prefeito atrai a empatia dos que desejam se tornar parceiros da gestão, como é o seu caso. Ao receber do prefeito o apoio às suas pretensões eleitorais, o empresário se disse confortável para incrementar sua futura campanha no município e ampliar sua contribuição ao gestor e ao povo. Melo esteve na distribuição de pescado na Semana Santa.

O ex-prefeito Jose Antônio Rodrigues da Silva (Gordim) reafirmou as opiniões manifestadas em relação ao prefeito Marlon. E aproveitou para sugerir uma demanda: a adoção de uma política social de auxílio às famílias carentes que favoreça a renda familiar. Entre estes estímulos indica a aplicação de recursos numa Agricultura Familiar, que proporcione a geração de emprego e renda, a partir da fixação de mão de obra no território.

Show/Premiação – O coroamento do aniversário de Passagem Franca deu-se com a apresentação de bandas locais e de fora (JM Puxado, Ávine Vinny e Ara Ketu), nos dias 7 e 8, e com o Show de Prêmios, para o qual contribuíram voluntários de vários setores, doando móveis e utensílios domésticos, destinados às mães que tiveram uma expressiva e inesquecível homenagem.

O mimo mais importante foi uma moto zero quilômetro, ganha por Leila Silveira. Ao comemorar a sorte pioneira (“nunca antes ganhei qualquer brinde em sorteio”), ela elogiou o trabalho do prefeito, enumerou alguns benefícios que a atuação do gestor proporciona às comunidades carentes e agradeceu, em nome das mães, a homenagem que foi prestada pelo transcurso da data. Sobre o prêmio, disse: “Estou emocionada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.