Nos pronunciamentos feitos durante a celebração do 104° aniversário de emancipação político-administrativa de Timbiras, o prefeito Antônio Borba denunciou a existência de movimentos destinados a ameaçar a soberania municipal. Mas anunciou firme resistência às tentativas, com o apoio das consciências livres de vários segmentos da população. E recebeu do Poder Legislativo a adesão necessária ao enfrentamento da situação.
Os poderes municipais deram exemplo de coesão, assinando conjuntamente o convite para a participação dos eventos que celebraram o aniversário, que se estenderam por sete dias (de 30 de março a 5 de abril). No período aconteceram inaugurações, atos cívicos e religiosos, competições esportivas, sessão solene na Câmara de Vereadores, atividades culturais e shows artísticos.
Profissão de fé – Antônio Borba fez uma verdadeira profissão de fé, ao enumerar as conquistas que a confiança popular e o apoio dos segmentos responsáveis da comunidade lhe permitiram alcançar. Pelo que justificou sua meta ao longo deste ano: a de alertar o eleitorado para a necessidade de serem eleitos candidatos identificados com os propósitos que presidiram seu mandato de oito anosa encerrar-se em dezembro.
O prefeito desafiou os que pretendem tumultuar o processo de desenvolvimento municipal e os programas de bem-estar da população, principalmente a vulnerável: “Podem tentar, mas não terão sucesso, pois as consciências livres do município não permitirão”. Ele reafirmou a disposição do seu grupo em defender a soberania conquistada há mais de um século. E lembrou a trajetória dos que construíram este clima de liberdade.
Homenagens – O gestor exaltou a iniciativa dos vereadores em homenagear personalidades que ajudaram no desenvolvimento do município, uma tradição incorporada a cada aniversário de emancipação político-administrativa timbirense. Neste ano foram homenageadas 21 pessoas que, com sua contribuição, ajudaram Timbiras a alcançar o patamar de progresso e bem-estar que exibe atualmente. “Nossas vitórias são fruto do coletivo e assim continuarão a ser alcançadas”, enfatizou.
Ao lembrar a trajetória dos que escreveram a história do município, lembrou do pioneiro Idelfonso Moreira dos Santos, primeiro governante municipal, sucedido por uma plêiade de ilustres líderes, responsáveis pelo legado que o município exibe em sua galeria de feitos. E anunciou sua disposição de ajudar seus correligionários Paulo Vinícius e Edmundo Luís como pré-candidatos a prefeito e vice, chapa que considera identificada com os propósitos que presidem seu mandato. E para cuja vitória trabalhará.
Disposição – Os dois pré-candidatos disseram estar preparados para enfrentar a convenção, falarem de suas realizações nas pastas que ocupam no governo municipal (respectivamente Finanças e Administração), mostrarem o aprendizado que o prefeito lhes proporcionou ao longo do atual mandato e fortalecerem o plano de metas até aqui cumprido, atendendo as necessidades básicas da população.
Paulo Vinicius comparou os avanços alcançados com o movimento de um veículo que, há anos, estava sucateado, foi restaurado, hoje caminha célere e que poderá ter sua velocidade aumentada. Edmundo Luís garantiu acompanhar essa aceleração, adicionando um tempero cultural às futuras realizações. A dupla manifetou disposição de, se ganhar o pleito, fazer mais do que Antônio Borba realizou.
A mesma disposição demonstrou o presidente da Câmara, vereador Manoel Oliveira. Em sua avaliação, Timbiras experimentou um salto positivo de desenvolvimento com o governo de Antônio Borba. “Sendo parceiro do povo, nosso Legislativo tem sabido conduzir seu trabalho no sentido de ajudar o Executivo a realizar grandes projetos e promover importantes programas”, ressaltou o parlamentar. Sobre a homenagem às 21 personalidades, justificou como reconhecimento à contribuição que deram e dão ao município e ao povo.