O Domingo de Páscoa foi de congraçamento político em São Luís Gonzaga. O prefeito Doutor Júnior (Francisco Pedreira Martins Junior – PDT) celebrou o sucesso do ato que organizou para filiações e reunir pré-candidatos às eleições municipais de 2024. O público presente na sede municipal surpreendeu os organizadores e mostrou a força política do prefeito.
A reunião foi prestigiada pelo deputado estadual Rodrigo Lago, parceiro da administração municipal e expressivamente votado na cidade no pleito de 2022 pelo grupo do prefeito. Lago exaltou o sucesso da reunião e considerou-a como um sinal da expressiva vitória que o grupo terá em outubro, elegendo alguém que será apoiado pelo atual gestor, para a Prefeitura e a bancada na Câmara.
Pretendentes – O candidato a prefeito do partido sairá de entre os três pretendentes – Rafael Nani, Rafael Luís e Luan Rogério. Eles falaram ao público sobre sua experiência administrativa (os dois Rafael são secretários municipais e Luan preside a Câmara) e se confessaram aptos a gerir os destinos do município a partir de 1° de janeiro de 2025.
Os três serão submetidos à avaliação popular ao longo do corrente mês. O melhor colocado na pesquisa será anunciado como candidato do grupo, no início de maio, num grande ato político. Todos se comprometeram a apoiar a decisão da consulta pública “Eu só terei que referendar o nome que o povo escolher; indicação mais democrática é impossível”, disse o Doutor Júnior.
Sem preferência – O prefeito informou não ter preferência sobre o candidato do seu grupo, considerando que todos trabalham em favor do desenvolvimento do município e pelo bem-estar da população gonzaguense. Mas alertou sobre as dificuldades de uma campanha e dos desafios até a vitória final. Recordou caminhadas como a sua e a do ex-prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, até chegarem ao mandato.
Lembrou o Doutor Júnior que a disputa terá outros concorrentes, mas que os seus correligionários estão mais próximos de realizar um bem-sucedido governo, pela experiência adquirida ao longo dos anos que o acompanham na administração municipal. Concluiu que o povo saberá a importância de uma continuidade comprovada, com trabalho e dedicação.
União – Luís Gonzaga Fortes, filho de ex-prefeito e ex-prefeito por dois mandatos, fez da União a palavra-chave do seu pronunciamento. Entendeu que, pelo legado que o Doutor Júnior está construindo, o povo saberá escolher o melhor entre os melhores (“e eles estão aqui no nosso grupo”). Saudou os moradores da zona rural, que enfrentaram distâncias para prestigiar o ato político, testemunho de que estão com o Doutor Júnior e o grupo.
Fortes destacou a pesquisa como o critério correto e mais aceitável para indicar o candidato do grupo a prefeito. E ressaltou a importância da União para que a vitória seja alcançada na eleição de outubro. Tanto para a Prefeitura quanto para a expressiva bancada na Câmara, mecanismo importante para fortalecer a atuação do futuro prefeito. “Esta eleição está nas mãos do nosso grupo”, prognosticou, lembrando o pioneirismo do grupo em renovar mandatos.
De acordo – Os três pré-candidatos falaram, entusiasmados, sobre a possibilidade de serem escolhidos pela consulta popular. Confessaram-se aptos ao comando administrativo do município (Luan Rogério Jerônimo da Silva, presidente da Câmara; Antônio Rafael Nani – secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Orçamento e Gestão – SMAFOG; e Rafael Luís Morais de Araújo, presidente da Comissão Permanente de Licitação).
Todos consideraram que a pesquisa apontará corretamente quem tem o reconhecimento popular, cabendo aos subsequentes apoiar a escolha e trabalhar pelo fortalecimento da candidatura. Todos acreditam que o grupo permanecerá unido em torno dos interesses maiores da comunidade, tanto do caráter físico quanto do humano. “Nosso compromisso é com o bem-estar do povo”, concordaram.
Não foram divulgados os números da filiação, mas foram expressivos, segundo observadores.