Turismo em São Luís e Litoral Ocidental Maranhense ganha impulso com assinatura de acordo de cooperação

Termo de cooperação técnica, destinado à criação de novo roteiro turístico para a Ilha de São Luís e o Polo Floresta dos Guarás, no Litoral Ocidental Maranhense, foi firmado, nesta segunda-feira, 21 de agosto. Integrantes dos órgãos responsáveis pela política do setor nas localidades terão um ano para a elaboração da agenda.

São 15 os protagonistas do acordo: por São Luís, a capital, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Alcântara; pela Floresta dos Guarás, Bequimão, Cedral, Mirinzal, Central do Maranhão, Guimarães, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri, Apicum-Açu e Porto Rico do Maranhão.

Regionalização – A direção do polo Floresta dos Guarás entregou, na ocasião, o plano de regionalização elaborado “para estruturar e promover o turismo no Litoral Ocidental Maranhense, gerando desenvolvimento socioeconômico, integrado e sustentável; e preservando os ativos culturais e ambientais”.

A Floresta dos Guarás é um ecossistema rico em biodiversidade, banhado pelo Oceano Atlântico, na região amazônica do Maranhão. Nele o Governo do Maranhão aposta no rendimento socioeconômico, a partir da exploração plena de sua potencialidade. Integra a Área de Proteção Ambiental Reentrâncias Maranhenses (APARM), que se estende por 12 mil quilômetros quadrados.

Signatários – Prefeito e secretários de turismo dos municípios envolvidos foram os signatários do acordo. Com a decisão, assumiram o compromisso de, em um ano, apresentarem o plano a ser criado, elaborado e implementado. A eles estarão associados empresas do setor privado atuantes no turismo, que firmaram o termo.

Na solenidade foram anunciadas as empresas Gekos Turismo, Delta Lençóis Kit Tripe e Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão. O plano prevê cursos de capacitação, entre outras ações, que consolidarão o roteiro, ajudando na potencialização e no despertar da questão turística como fator de desenvolvimento econômico e social.

Presenças – O prefeito de São Luís (cidade patrimônio mundial da humanidade), Eduardo Braide, destacou a importância do acordo pela possibilidade que ele proporciona aos visitantes da capital conhecerem outros pontos do Estado, expandindo a visitação. “E esta assinatura permite avançar neste propósito e consolidar o ciclo do turismo maranhense na economia do Estado”, avaliou.

Da mesma opinião comungaram os prefeitos de Cedral, Fernando Cuba; e de Apicum-Açu, José de Ribamar Ribeiro (Zequinha), presentes na cerimônia; o secretário de Turismo de Guimarães e presidente da Instância de Governança da Floresta dos Guarás, Antônio Marcos; o presidente do Polo São Luís, Benedito Amado; o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santo; e todos os secretários de Turismo dos municípios envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *